Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos vai convocar mais 30 guardas até...

Prefeitura de São José dos Campos vai convocar mais 30 guardas até setembro

(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)
Publicidade

Com o objetivo de aprimorar ainda mais o serviço prestado à população, a Prefeitura de São José dos Campos vai convocar mais 30 guardas civis municipais até o próximo dia 2 de setembro.

Eles passarão por curso teórico e prático de 720 horas, com duração de seis meses, antes de começarem o patrulhamento nas ruas e as atividades de preservação do patrimônio público.

O concurso público para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto no dia 9 de fevereiro de 2018 e teve 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro de 2018, a seleção foi homologada com 236 aprovados. Os 70 primeiros foram convocados para as fases seguintes da seleção e começaram a trabalhar no primeiro semestre deste ano.

O processo seletivo previa a contratação de 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu dobrar para 100 com a finalidade de agilizar e otimizar o serviço prestado à população.

A GCM de São José conta atualmente com um efetivo de 336 homens e mulheres.

Curso de formação

Com carga total de 720 horas, o curso de formação terá aulas teóricas e práticas sobre legislação da área, disciplina e hierarquia, procedimentos operacionais e administrativos, defesa pessoal, abordagem e treinamento de tiro, além das experiências com outros órgãos de segurança, como as polícias Militar, Civil e Rodoviária.

Após a conclusão do curso, os novos contratados estarão habilitados para iniciar o estágio probatório de três anos, já no exercício de todas as funções que cabem a um guarda municipal.

A GCM de São José tem 31 anos de atuação. A instituição foi criada em 6 de janeiro de 1988 com a função constitucional de zelar pelos bens, serviços e instalações públicos.

A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.

Estrutura

A modernização das frotas de veículos e a melhoria da estrutura de trabalho dos funcionários da Secretaria de Proteção ao Cidadão e da Guarda Civil Municipal reforça as ações do programa São José Unida, criado e liderado pela Prefeitura para integrar o trabalho das forças policiais da cidade e diminuir os índices de criminalidade.

Desde o início da atual Administração, a Guarda passou por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura. Foram incorporados 70 novos agentes neste ano, além da aquisição de novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos e tablets para melhoria do serviço prestado à população.

A melhor do Estado

Todos estes investimentos contribuíram para que a corporação de São José seja a melhor de São Paulo, de acordo com pesquisas recentes divulgadas pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

Os levantamentos, referentes ao segundo e ao terceiro trimestres deste ano, foram realizados nas 10 maiores cidades do Estado.

A corporação joseense registrou 615 pontos nas duas pesquisas, com ampliação do grau de satisfação da população com o trabalho realizado. No último trimestre de 2018, quando também ficou em primeiro lugar, a pontuação havia sido de 603.

Sorocaba ficou em segundo lugar nos dois levantamentos de 2019 com 615 pontos, e São Bernardo do Campo em terceiro, com 585.

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação, a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. Ao todo, foram entrevistados 400 moradores em cada um dos municípios estudados.

Publicidade