Início Pindamonhangaba Em reunião participativa, CONSEG discutiu prevenção ao uso de drogas em Pinda

Em reunião participativa, CONSEG discutiu prevenção ao uso de drogas em Pinda

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (CONSEG) discutiu na noite da última terça-feira, dia 6, a questão da prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas por adolescentes e jovens no município. Além da presença da comunidade, diversas entidades e instituições públicas participaram, colaborando com o debate deste importante tema.

A entidade Amor Exigente esteve representada pelo seu coordenador Fernando Antunes Lima e mostrou como trabalha o apoio à família em reuniões semanais, orientando as famílias em três polos no município. O grupo Coalizão Pinda foi representado pela sra. Geni Melo que abordou a mobilização feita em toda a sociedade para o perigo do consumo de droga alcançando mudança de comportamento em nível comunitário.

A Prefeitura Municipal esteve presente através da Secretaria de Segurança, Secretário Sodário e os guardas Marcelo da Silva e Minasimuto “Japonês” que trabalham a integração do canil como apoio no policiamento antidrogas. Também esteve presente a Secretaria de Assistência Social que destacou a conscientização da adesão de empresas ao FUMCAD repassando percentual de seu imposto de renda para o trabalho preventivo e também sugeriu uma parceria entre entidades para a realização de abordagem social a jovens e adolescentes em focos de concentração.

A Câmara de Vereadores também esteve presente, através dos vereadores Roderley Mioto (PSDB) e Rafael Goffi (PSDB) e destacaram pontos como o trabalho de conscientização, a eficiência do funcionamento do CAPS-AD, adesão ao programo Recomeço do Governo Estadual e um importante diagnóstico de álcool e droga no município.

A Polícia Civil também participou do debate com a presença da Delegada Titular Dra. Renata Costilas que trouxe a importância de priorizar a família neste contexto e destacou que o consumo de droga como maconha ou cocaína é proibido no Brasil e muitos jovens “pensam” que não comete delito algum num simples consumo.

A Comandante da Polícia Militar, Cap. Lucimeire Jerônymo enfatizou que o problema está no acesso que o menor tem ao álcool e que a facilidade de consumo em “fluxos” hoje é o grande desafio. “A Polícia Militar sozinha não consegue abordar esses jovens que estão consumindo álcool e droga em praça pública. Sabemos dos abusos que ocorrem em praças como Monsenhor Marcondes, Quartel, São Francisco no Campo Alegre, do portal japonês ao lado da Associação dos Servidores Públicos, mas temos que ter uma ação integrada para agir”.

A comunidade presente manifestou perplexidade com a ausência do Conselho Tutelar nas reuniões do CONSEG, pois o mesmo é o único Conselho remunerado e conforme artigo 15 da Coordenadoria Estadual do CONSEG o Conselho Tutelar é membro institucional, devendo seus membros estar presentes no encontro. Foi sugerido acionar o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a fiscalização do Ministério Público para que eles estejam presentes nos próximos encontros.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A Secretaria Adjunta de Assistência Social do município, Thais Batista do Carmo, esteve presente no encontro e esclareceu que no momento o município vem ajudando na formação e preparação dos novos conselheiros e que em 10 de janeiro de 2020 o Conselho Tutelar irá dobrar com 5 membros em Pindamonhangaba e 5 membros atuando em Moreira César.

O Presidente do CONSEG Pinda, Alexandre Pió, agradeceu a participação de todos e frisou que essa ação integrada (Prefeitura, Guarda, PM, Civil, Conselho Tutelar e entidades afins) é fundamental para mostrar que o município esta com olhar voltado à prevenção de álcool e drogas junto aos nossos jovens. “Não podemos fazer o arroz com feijão, temos que ser audaciosos e cada um fazer o algo mais. Nossas praças tem que ser ocupadas por jovens que possam se divertir de forma saudável, ouvir uma música sem perturbar o sossego e sem o consumo de drogas. Esse é o nosso sonho”.

Diversos moradores participaram do debate com sugestões e questionamentos. A próxima reunião do CONSEG acontecerá dia 02 de setembro, às 19h, no auditório da ACIP. Toda comunidade está convidada a participar.

Publicidade