Início Taubaté Sítio do Picapau Amarelo recebe “O mundo enkukakuka brinca a cultura do...

Sítio do Picapau Amarelo recebe “O mundo enkukakuka brinca a cultura do medo”

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato que, fica nas dependências do Sítio do Picapau Amarelo, recebe de 18 de agosto a 30 de setembro a exposição “O mundo enkukakuka brinca a cultura do medo”.

A mostra reúne 12 bonecões do tradicional “Bloco Encucacuca”, de São Luiz do Paraitinga que, teve fundamental importância no resgate de vários mitos do folclore luizense e da cultura regional. Kuka, Kuka-Kuka, Cuca ou Cuca-Cuca são as denominações dadas ao primeiro boneco do Carnaval de Parahytinga. Escrito com “k” porque o enkukado tem medo e com “C” porque o encucado não tem medo. A exposição tem por objetivo brincar com a imaginação e fortalecer a mitologia nacional.

De 03 de agosto a 01 de setembro, aos finais de semana, a programação do Sítio conta com a interação dos personagens das 10h às 11h e das 14h às 16h, oficinas pedagógicas e recreativas, com atividades como: pintura do curupira, dobradura do Boto Cor de Rosa, brincadeiras folclóricas (cabra cega, corre cotia, pula corda, entre outras), vassoura da bruxa, dobradura da Cobra Grande e Corujinha da Madrugada. Essas atrações acontecem normalmente das 10h às 12h e das 14h às 16h.

De 03 a 18 de agosto estará em cartaz a peça “Pedrinho Caça Saci”, com sessões às 11h e às 16h. É necessário que o espectador retire sua senha 30 minutos antes da apresentação.

Narizinho, Emília e Pedrinho decidem caçar um saci na mata virgem, em comemoração aos 150 anos da turma. Mas como não sabem como realizar essa façanha são obrigados a recorrer a pessoa mais entendida de folclore do Sítio. A partir do dia 24 de agosto, a peça “O nascimento do Visconde” entra em cartaz. A cada aniversário, almoço especial ou dia de festa Rabicó foge para não ir para o forno. Dessa vez Narizinho e Pedrinho resolvem livrar a pele do porquinho transformando-o em um membro da família, mas para tanto precisam convencer Emília a se casar com Rabicó. Será preciso enganar a bonequinha e assim aparecerá um grande personagem do Sítio, marcando para sempre sua presença com essa turminha.

Publicidade