Início Pindamonhangaba População de Pinda tem novo Pronto-Socorro e Pronto-Socorro Infantil

População de Pinda tem novo Pronto-Socorro e Pronto-Socorro Infantil

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Local foi reformado e ampliado e, no primeiro andar foi criado um PS de atendimento exclusivo para as crianças

A saúde de Pindamonhangaba dá mais um grande passo para beneficiar a população atendida pelo SUS, com a reforma e ampliação do Pronto-Socorro Municipal e a criação de um setor personalizado para atendimento exclusivo das crianças, o PSIU – Pronto-Socorro Infantil de Urgência.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A separação do atendimento das crianças, ao mesmo tempo mantendo próximo a toda a estrutura do Pronto-Socorro era um sonho antigo do prefeito dr. Isael Domingues, que é médico. “A criação do PSIU – Pronto-Socorro Infantil de Urgência – vai beneficiar muito o atendimento às crianças, que têm um sistema imunológico mais frágil que de um adulto. Agora, temos um local adequado, personalizado para as crianças, com atendimento separado dos adultos e que com certeza trará muito mais conforto para a recuperação dos pequenos pacientes”, afirmou.

Além da área infantil, o PS também recebeu diversas melhorias, inclusive ampliando sua capacidade de atendimento, atualmente em cerca de 17 mil pessoas por mês. Novos ambientes foram criados e equipados, com novo mobiliário e equipamentos, principalmente na área de emergência. Dois elevadores e uma escada foram instalados para facilitar o acesso entre os dois pavimentos do prédio.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

“A ampliação do Pronto-Socorro era uma necessidade de anos, visto que atendemos um grande número de pessoas diariamente. A obra finalizada está trazendo mais organização, o que também é uma forma de humanização do atendimento. Com essas melhorias, vamos ficar ainda mais atentos para que as pessoas sejam acolhidas e tratadas com dignidade e qualidade”, garantiu o prefeito.

Segundo a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, os principais investimentos em equipamentos foram nos setores de urgência e emergência, por meio da aquisição de novos monitores, aspiradores e respiradores, mobiliários, computadores, entre outros equipamentos que asseguram assistência de ponta para que os profissionais da saúde possam salvar vidas. “Muito mais do que estrutura e equipamentos adequados, que proporcionam aos profissionais que trabalhem com mais eficiência, acreditamos que pessoas felizes fazem pessoas felizes, por isso investimos também nos nossos profissionais. Um grande sonho do dr. Isael era fazer o PSIU e hoje temos uma equipe exclusiva para atendimento infantil desde triagem até atendimento médico trazendo para as nossas crianças acolhimento e atendimento humanizado”, revelou a secretária.

De acordo com informações da Secretaria de Obras e Planejamento, o prédio do Pronto-Socorro Municipal recebeu reforma geral no térreo, com demolição e adequação para novos ambientes, revisão e execução de novo sistema hidráulico e elétrico, execução de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, execução de sistema de combate a incêndio com reservatório metálico e hidrantes, execução de nova rede de gases medicinais, reforma e ampliação da sala de raio X, execução de nova entrada de emergência.

Também foram feitas a instalação de dois elevadores sendo elevador maca e elevador leito e execução de escada para acesso ao primeiro andar – antes, o acesso era apenas pela rampa.
No primeiro pavimento, foi realizada a recuperação do piso existente e execução de novo piso granilite, revestimento cerâmico, substituição de louças e metais e pintura geral.

O valor final do contrato para a realização da obra é de R$ 2.074.500,45, sendo R$ 1.547.281,10 de aporte do Governo do Estado.

Publicidade