Início Taubaté Sesc Taubaté oferece o espetáculo de dança Yebo

Sesc Taubaté oferece o espetáculo de dança Yebo

Yebo (Foto: Sergio Fernandes/divulgação)
Publicidade

No sábado, dia 27, às 20h, o Sesc apresenta Yebo, com Gumboot Dance Brasil. Gumboot é uma dança popular com botas de borracha, criada pelos trabalhadores das minas de carvão, ouro e diamantes da África do Sul, no século XIX. Trabalhando em regime praticamente de escravidão, eles eram impossibilitados sequer de falarem entre si.

Yebo é o primeiro espetáculo do grupo Gumboot Dance Brasil e aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração de minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.

O espetáculo faz uma reflexão sobre as semelhanças entre um homem da África do Sul recrutado para trabalhar numa mina de ouro, com um homem brasileiro que sobe na carroceria de um caminhão com uma promessa de trabalho que é só uma esperança. Yebo reflete esse desejo de construir uma vida melhor, de se aventurar numa oferta ‘milagrosa’ capaz de mantê-los vivo e dar sustento aos seus.

Publicidade