Início Taubaté FOTOS: 3ª Companhia de Ações Especiais – CAEP da Polícia Militar é...

FOTOS: 3ª Companhia de Ações Especiais – CAEP da Polícia Militar é inaugurada em Taubaté

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

Foi inaugurada neste sábado (29), na cidade de Taubaté, a 3ª Companhia de Ações Especiais de Polícia – (CAEP) da Polícia Militar, na sede do 5º BPM/I.

Com a inauguração, o BAEP – Batalhação de Ações Especiais de Polícia, que é composto por três CAEPs, soma 105 militares entre homens e mulheres e conta ainda com o Policiamento com Cães e o Policiamento Montado, a cavalaria.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

A solenidade contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, João Dória; do Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos; do Comandante do 5°BPM/I, Ten. Coronel Ricardo Ivo Gobbo; do comandante do 3° BAEP, Ten. Coronel Fábio Orlando Camargo; do prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior, demais autoridades civis, militares, convidados e a imprensa.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

O Governador João Dória chegou de helicóptero e foi convidado pelo Comandante Ten. Coronel Ricardo Ivo, à conhecer as instalações do 5ºBPM/I.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

No início da solenidade, a tropa dos militares que compõem o 3º BAEP foi apresentada pelo Major PM Cavalheiro ao Governador João Dória. Em seguida, Dória subiu ao palanque, de onde acompanhou todo o evento.

Major PM Cavalheiro apresenta tropa ao Governador João Dória (Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

“É uma Companhia Especial vinculada ao Baep, mas independente do ponto de vista físico. São 105 homens e mulheres preparados e treinados no padrão Rota, no padrão da Força Tática, da melhor Polícia Militar do país. Dezesseis novos veículos foram entregues aqui, mais armas, fuzis, espingardas, equipamentos de inteligência e também coletes à prova de balas. O que estamos inaugurando em Taubaté é o melhor da PM de São Paulo, que é a melhor do Brasil”, declarou Dória.

Governador do Estado de São Paulo, João Dória (Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Foi feito o descerramento da placa inaugural, em seguida o Governador recebeu uma homenagem das mãos do comandante do 3º BAEP e do Cel. Stanelis. Os militares desfilaram marchando, à cavalo e embarcados nas viaturas, seguindo em direção às ruas, para iniciarem os trabalhos no combate a criminalidade. A tropa saiu em missão nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Lorena, Guaratinguetá e Potim, para uma grande Operação de Saturação, com o emprego das três Companhias de Ações Especiais, Policiamento com Cães e o Policiamento Montado, visando coibir a prática de ilícitos na região.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Durante coletiva, o Ten. Coronel Camargo, ressaltou que a tropa vai atuar nas áreas de interesse de segurança pública, onde são comprovadas estatisticamente pelo setor de inteligência policial, que existem os maiores índices criminais. Para o comandante, a atuação cirúrgica das forças especiais nos locais onde demandam mais atenção é o segredo do sucesso na queda dos índices criminais. “Eles patrulham de forma técnica e dirigida, nos locais previamente determinados”, concluiu o comandante.

Ten. Coronel Camargo, comandante do 3º BAEP (Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

A CAEP é uma tropa diferenciada, treinada no padrão Rota, com viaturas tipo Hilux ou equivalente, com armamento pesado (fuzil ou metralhadora) e treinamento diferenciado.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Tendo em vista seu treinamento especial, armamento e viaturas diferenciadas, a CAEP tem como objetivo dar pronta-resposta a ocorrências mais graves, como roubos a bancos, a caixas eletrônicos, ocorrências com reféns, entre outras, consideradas de alto risco.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

A PM informou que os militares que compõem a CAEP, vieram de todo o Estado pelo acionamento do RPT – Relação de Prioridade de Transferência e que acontecerão formaturas para que novos policiais façam a reposição dos militares que foram direcionados ao CAEP.

Confira as fotos do evento.

Publicidade