Início Pindamonhangaba Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba promove vacinação contra a febre amarela

Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba promove vacinação contra a febre amarela

(Foto ilustrativa: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Desde o dia 10 de junho até o 12 de julho, o governo de São Paulo está atualizando o esquema vacinal para a imunização contra a febre amarela em todo Estado. A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba participa do cronograma de vacina, estipulado pela Secretaria de Saúde do Estado, e promove neste sábado (29), o dia “D” da vacinação, no Conjunto Residencial Bem Viver, das 8 às 17 horas.

Conforme informado pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, a vacina está disponível na rotina dos postos da rede pública de saúde e leva dez dias para garantir proteção efetiva. Desta forma, os munícipes devem procurar uma sala de vacina, sobretudo aqueles que pretendem se deslocar para áreas endêmicas, como zona de matas, ribeirinhas e o litoral norte.

A vacina é indicada para pessoas a partir de nove meses de idade. Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os pacientes portadores de HIV positivo ou transplantados. Não há indicação de imunização para gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses de idade e imunodeprimidos como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (por exemplo, lúpus e artrite reumatóide).

De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, a cobertura vacinal contra febre amarela no município é de 74%, o que representa 111.439 pessoas imunizadas, faltando ainda 38.889 pessoas a vacinar. Conforme dados epidemiológicos estaduais, em 2019 – de janeiro a junho de 2019, foram confirmados 66 casos de febre amarela silvestre em São Paulo, dos quais 12 evoluíram para óbitos. Em 2018, foram 502 casos e 175 mortes, já em 2017, foram 74 casos e 38 óbitos.

Publicidade