Início São José dos Campos Sesc São José dos Campos e AFAC promovem programação especial em comemoração...

Sesc São José dos Campos e AFAC promovem programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Yoga

Yoga para crianças (Foto: Paula Samejima)
Publicidade

As atividades acontecem entre os dias 15 e 23 de junho, no Sesc São José dos Campos e no Parque Vicentina Aranha

Por meio de ações como palestras, oficinas, aulas abertas e vivências, o Sesc São José dos Campos e a AFAC, Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, realizam em parceria, uma extensa programação em torno da prática do Yoga, com o objetivo de difundir seus benefícios.

Dia Internacional do Yoga

Comemorada no dia 21 de junho, a data foi adotada em 2014 pela Assembleia Geral da ONU. Dois anos depois, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) também declarou o Yoga como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Seu objetivo é promover a conscientização em todo o mundo sobre os benefícios de uma das práticas mais antigas da Índia e do Oriente, já espalhada pelo mundo todo. A resolução alerta sobre a importância em fazer escolhas de vida saudáveis.

A programação começa no sábado, 15/06, às 08h, no Parque Vicentina Aranha, onde durante toda a manhã, profissionais da região irão oferecer simultaneamente diferentes atividades que permeiam o universo do Yoga, com destaque para A Meditação Zazen, uma das mais tradicionais formas de meditação; Meditação Heartfullness, prática meditativa baseada no coração; Kundalini Yoga, conhecida como Yoga da consciência; e Yoga Na Cadeira, uma forma de tornar o Yoga mais acessível para pessoas com limitações físicas, como idosos e obesos.

No Sesc São José dos Campos, a primeira atividade acontece no dia 18, terça, às 19h30, com a palestra O Yoga na Sociedade Contemporânea, com Regina Shakiti, professora de Yoga há mais de 50 anos. Dia 20, quinta, integrando a semana comemorativa, o destaque é a atividade Banho de Gongos, uma imersão no som de diferentes instrumentos. No domingo dia, 23, encerrando a programação, haverá as atividades 108 Surya Namaskar – 108 saudações ao Sol e a oficina de Mandalas e Chakras.

Todas as atividades são gratuitas. Confira a classificação indicativa e a maneira de participar nos serviços de cada atividade.

Confira a programação completa:

Parque Vicentina Aranha

Prática

MEDITAÇÃO ZAZEN
Dia 15, Sábado, às 8h30.

Com Koun Campos, praticante da meditação Zazen há 19 anos, monge budista da escola Soto Zenshu da América do Sul há 13 anos.

Uma das mais tradicionais formas de meditação, o Zazen é um treinamento comum entre os monges do Zen Budismo e entre praticantes leigos em comunidades e centros Zen ao redor do mundo. Conhecida por meditação vazia, em que a pessoa apenas se senta, sem se concentrar em nenhum objeto de atenção em particular.

Bambuzal. Classificação indicativa Livre. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Palestra

YOGA E ALIMENTAÇÃO – AHIMSA, O PRINCÍPIO DA NÃO VIOLÊNCIA
Dia 15, sábado, às 8h30.

Com Carolina Azpiazu, professora de Hatha Yoga, Terapeuta em Thai Yoga Massagem e Doula; e Marcelo Gramignia, professor de Yoga e Engenheiro Ambiental.

O primeiro princípio ético do yoga também é o mais importante, o da Não Violência (Ahimsa, em sânscrito). Os outros passos do yoga só consolidam este ensinamento. Esta virtude está inerente ao amor. Envolve a natureza, a todos nós, a toda a criação.

CFPAO Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios. Classificação indicativa Livre.

Prática

VINYASA YOGA
Dia 15, sábado, às 8h30.
Com Lidiane Passos, Enfermeira especializada em Terapias Integrativas e Instrutora de Yoga atuante há 10 anos em São José dos Campos.

Prática dinâmica de execução das posturas de Yoga combinadas com a respiração. Atua no corpo nos diversos níveis, sendo uma forma mais aeróbica, gera calor e permite condicionamento cardiovascular.

Quiosque Cia Paulista. Classificação indicativa de 10 a 60 anos. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Prática

SHIVAM YOGA
15, sábado, às 8h30.

Com Bárbara Heliodora, Instrutora de Yoga para adultos e crianças, formada pelo Shivam Yoga Ashram de Ouro Preto-MG em 2014.

A aula tradicional de Shivam Yoga é uma aula vigorosa e completa, onde são trabalhadas 6 angas (partes), com objetivo de despertar Kundalini, o que propicia ao yoguim desenvolver mais força, energia e poder, assim como mais relaxamento, introspecção e autoconhecimento.

Atrium Pavilhão São José. Classificação indicativa Livre. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Prática
IYENGAR YOGA
15, sábado, às 8h30.

Com Vera Andrade, Educadora Física e Professora de Iyengar Yoga há 17 anos. Certificada em Iyengar Yoga pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga e certificada internacionalmente pela Ramamani Iyengar Yoga Memorial Institute em Puna, India.

Na prática de Iyengar Yoga, as posturas são realizadas com profundidade, onde cada célula do corpo é colocada conscientemente em sua posição correta, trazendo ao praticante mais do que consciência corporal, pois permite o alinhamento entre corpo, mente e alma.

Pavilhão São José. Classificação indicativa 12 anos. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Prática
MEDITAÇÃO HEARTFULLNESS
Dia 15, sábado, às 8h30.

Com Ram Kishore, Doutor em Física na Índia e pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Praticante e Instrutor de Meditação Heartfulness há 20 anos.

Focar a mente em um único objeto ou pensamento faz parte de sistema yoga e a Meditação Heartfulness é uma prática simples de meditação, baseada no coração, com abordagem científica para a jornada interior, que é aberta a qualquer pessoa, independente de sua crença ou raça. É praticada e ensinada gratuitamente em cerca de 150 países.

Quiosque São José. Classificação indicativa 12 anos. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Prática
KUNDALINI YOGA
Dia 15, sábado, às 8h30.
Com Jagdeep Kaur, formada em Yoga Níveis I e II pelo Kundalini Research Institute (KRI), tendo especialização em Yoga para Gestantes e Yoga para Crianças.

Conhecida como a Yoga da Consciência, foi trazida para o Ocidente pelo Mestre indiano Yogi Bhajan. Combina vários ritmos de respiração com asanas e movimentos. Sua prática é desenhada para conduzir a energia aos chacras superiores e trazer profundo estado de relaxamento e bem estar físico e mental.

Quiosque Alfredo Galvão. Classificação indicativa Livre. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Prática

HATHA YOGA
Dia 15, sábado, às 9h45.

Com Gisele Melo, Fisioterapeuta, pós-graduada em Yoga e Bases da Medicina Integrativa. Formação em Hatha Yoga, pela FMU com o professor Marcos Rojo.

Prática que tem como propósito a reintegração dos sistemas físico, mental e emocional promovendo o autoconhecimento e melhor qualidade de vida e saúde.

Bambuzal. Classificação indicativa Livre. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Palestra

AYURVEDA – A VIDA NATURAL COM LONGEVIDADE
Dia 15, sábado, às 9h45.

Com Wanda Del Vechio, formada em Sivananda Yoga, tem pós-graduação em Ayurveda e mais 3 cursos de aprofundamento na Índia. Trabalha com ayurveda e yoga há 6 anos.

Nesta palestra, conversaremos sobre Ayurveda e vida natural, os doshas e a formação dos biotipos, a importância da alimentação, do sono e da vida sexual saudável.

CFPAO Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios. Classificação indicativa Livre.
Entrada franca.

Prática

YOGA NA CADEIRA
Dia 15, Sábado, às 9h45
Com Maria Amélia Rodrigues, Instrutora de Yoga Integrativo e Yogaterapia, Mestre Reiki e Terapeuta em Studio de Yoga & Terapias-SJC.

Uma forma de tornar o Yoga mais acessível, vivendo a experiência de consciência, respiração, autoconhecimento, cuidado e expansão.

Quiosque Cia Paulista. Classificação indicativa 16 anos.

Prática

YOGA MUDRA E CHAKRA – O CORPO COMO METÁFORA
Dia 15, sábado, às 9h45.

Com Ana Teresa de Lima Rodrigues, formada em Vinyasa Flow Yoga, Dakshinah Tantra Yoga e Swasthya Yoga. Fisioterapeuta, Mestre em Engenharia Biomédica, Especialista em Acupuntura, com formação em Reprogramação Postural Global e Pilates.

Um encontro para explorar a linguagem simbólica e energética dos chakras e mudras em uma prática para autoconhecimento e transformação.

Atrium Pavilhão São José. Classificação indicativa 14 anos. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Prática

YOGA NIDRA – O YOGA DO SONO
Dia 15, sábado, às 9h45.
Com Liv Prema, formada em Naturopatia na Humaniversidade, em Hatha Yoga e em Filosofia do Yoga. Especialista em Yoga Nidra, Reikiana, praticante de Meditação e entusiasta da Terapia do Som.

Prática meditativa guiada para levar o participante a atingir o estado mental do sono, porém de forma consciente, provocando um profundo relaxamento em todos os níveis.

Pavilhão São José. Classificação indicativa Livre. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Prática

YOGA PARA CRIANÇAS
Dia 15, sábado, às 9h45.

Com Thalita Silva, Pedagoga com especialização em psicopedagogia e psicomotricidade, instrutora de Hatha yoga formada pela UNITAU.

A prática de Yoga para Crianças envolve posturas físicas, respirações, meditação a partir de elementos lúdicos como contação de histórias, vocalizações e jogos.

Quiosque Alfredo Galvão . Classificação indicativa de 4 a 8 anos. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

MEDITAÇÃO ACÚSTICA
Dia 15, sábado, às 11h.
Com Miguel Zaffuto, praticante e instrutor de meditação desde 1981. Terapeuta do Som com cursos internacionais na Espanha, Argentina e Brasil.

Vivência guiada no fortapeteo de uma viagem sonora, com instrumentos harmônicos de diversas partes do mundo que promovem uma massagem no corpo físico, equilíbrio vibracional nos corpos sutis e um espaço de silêncio no corpo mental.

Bambuzal. Classificação indicativa Livre. Trazer um tapete, canga ou algo para forrar o chão.

Prática

YOGA MAMÃES E BEBÊS
Dia 16, domingo, às 10h.
Com Renata Machado, psicóloga, terapeuta perinatal, instrutora de Yoga para mulheres, Yoga para Gestantes e Yoga Mãe & Bebê.

Um espaço de acolhimento para que as mulheres no puerpério possam sair com seus bebês e compartilhar momentos de tranquilidade e integração com outras mães. Introdução de técnicas de yoga e relaxamento, que favorecem a conexão entre mãe e bebê.

Quiosque São José. Classificação indicativa de 3 a 18 meses. Trazer um tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão.

Sesc São José dos Campos

Palestra
O YOGA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Dia 18, terça, às 19h30.

Com Mestra Regina Shakti, presidente do Instituto de Yoga de São Paulo, com mais de 30 anos de experiência. Mediação: Patrícia Ioco, comunicóloga e gestora de projetos culturais da AFAC.

Reflexão sobre a busca pela harmonização do mundo externo e interno, a valorização do ser humano, o autoconhecimento e a capacidade de transformação do indivíduo por meio de práticas de meditação e Yoga.

Convivência. Grátis. Classificação indicativa 12 anos.

Aula aberta

HATHA YOGA E CONCERTO DE CURA

Dia 20, quinta, às 10h30.

Com Eduardo Pereira, instrutor de Yoga e Edu Gomes, compositor, violinista e guitarrista.

Exercícios de respiração e postura, tonicidade e relaxamento, aliados à meditação, com músicas indianas ao vivo.

Ginásio. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Classificação indicativa 12 anos.

Aula aberta

MEDITAÇÃO E MUDRAS PARA AUTOAMOR

Dia 20, quinta, às 13h.

Com Lidiane Passos, enfermeira especializada em Terapia Integrativas e Instrutora de Yoga.

Posturas feitas com as mãos que trazem um incrível potencial de movimento energético.

Espaço Corpo e Arte. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Classificação indicativa 12 anos.

Vivência

YOGA PARA CRIANÇAS

Dia 20, quinta, às 15h.

Com Fernanda Samejima, pedagoga e instrutora de Yoga kids e adulto.

Por meio do lúdico infantil e da concentração do Yoga, serão abordados posturas (ásanas), exercícios de respiração (pranayamas), meditação e relaxamento.

Ginásio. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Classificação indicativa de 4 a 12 anos (as crianças devem estar acompanhadas, sendo um adulto por criança).

Vivência

ACRO YOGA

Dia 20, quinta, às 17h.

Com Raquel Marques, professora de Yoga, Acroyoga, psicóloga e coach.

Exercícios de respiração e postura, tonicidade e relaxamento, aliados à meditação, com músicas indianas ao vivo.

Ginásio. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Classificação indicativa 12 anos.

Vivência

DANÇAS CIRCULARES

Dia 22, sábado, às 10h30.

Com Clara Gallichio, focalizadora de Danças Circulares.

A roda desperta a autoconfiança, a consciência corporal e espacial e incentiva a cooperação, propiciando o encontro com a cultura de diversos povos.

Ginásio. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Classificação indicativa 12 anos.

Vivência

BANHO DE GONGOS

Dia 22, sábado, às 16h30.

Com Luciana Leuzzi, bailarina, professora de Yoga e Gong Master.

Uma jornada pelo som que vai do denso ao sutil, vibrando cada célula do corpo, transbordando de dentro para fora, atingindo um estado de entrega, relaxamento e meditação.

Ginásio. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Classificação indicativa 16 anos.

Aula aberta

108 SURYA NAMASKAR – 108 SAUDAÇÕES AO SOL

SurYa Namaskar (Foto: Carol Formolado)

Dia 23, domingo, às 10h30.

Com Roselene Augusto, professora de Yoga, pós graduada pela Universidade FMU de São Paulo na tradição do Kaivalyadhama College of Yoga,

Em comemoração ao Dia Internacional do Yoga, haverá este ciclo de 108 Saudações ao Sol como forma de purificar o corpo e a mente através desta meditação ativa.

Ginásio. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Classificação indicativa 12 anos.

Oficina

MANDALAS E CHAKRAS

Mandalas (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Dia 23, domingo, às 10h30.

Com Satchi Suta, artista plástico, designer gráfico e estudante de filosofia védica, tendo experiência na vida monástica por 4 anos.

Serão abordadas teorias e práticas, além de um pouco da história que há nas místicas Mandalas, realizando exercícios e dinâmicas circulares para auxiliar na força criativa e no autoconhecimento.

Oficina. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência. 18 anos.

Vivência

CONCERTO MEDITATIVO VIVÊNCIA SONORA COM INSTRUMENTOS DE QUARTZO

Dia 21, sexta, às 11h; às 14h30 e às 19h30.

Com Luiz Pontes, terapeuta do som e especialista em musicoterapia.

Nesta vivência, as tigelas de cristal são combinadas com outros instrumentos de

quartzo, como as harpas, o didgeridoo, as taças terapêuticas e as pirâmides, para criar um ambiente propício ao relaxamento profundo, gerando calma, equilíbrio e paz interior.

Espaço Corpo e Arte. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência. 12 anos.

Música

MANTRAS DO MUNDO COM ADRIANO GRINDEBERG

Mantras do Mundo (Foto: Adriano Grindeberg)

Dia 23, domingo às 16h30.

O pianista é conhecido por dialogar com inúmeras vertentes sonoras e em seus projetos, propõe uma viagem aos cantos que conduzem ao estado contemplativo por meio de “paisagens sonoras”, que conectam os mantras originados da Índia à outras tradições como: sufi, tupi-guarani, hebraica, africana e muitas outras, em uma viagem interna ao mundo dos sons e frequências de aquietamento e introspecção. O guitarrista e produtor Fabá Jimenez compõe a formação da apresentação.

Ginásio. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência. 12 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e no site sescsp.org.br/sjcampos

O Parque Vicentina Aranha fica na Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP. Mais informações pelo telefone 12.3911.7090 e no site www.pqvicentinaaranha.org.br

Publicidade