Início São José dos Campos Movimento Vida comemora atendimentos sociais no Campo dos Alemães em São José...

Movimento Vida comemora atendimentos sociais no Campo dos Alemães em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Evento acontece nesta terça-feira (4); serviços prestados na área de saúde tiveram início em fevereiro deste ano e seguem até o início de 2020

Nesta terça-feira (4), o Movimento Vida celebra os atendimentos realizados no bairro Campo dos Alemães, zona sul de São José dos Campos. O evento será às 10h, no Centro Poliesportivo do bairro. As ações são realizadas principalmente na unidade móvel do projeto, instalada desde de fevereiro no Centro Comunitário do bairro.

Há 20 anos oferecendo atendimento médico e odontológico à comunidades em situação de vulnerabilidade, o Movimento Vida traz como novidade neste ano um cuidado multidisciplinar para mulheres. O foco é receber aquelas em situação de depressão, obesidade ou qualquer sinal de diminuição da autoestima.

Publicidade

De acordo com a assistente social do Movimento Vida, Lucimara Silva Moreira, os atendimentos às mulheres têm sido um grande diferencial para a comunidade do bairro e das proximidades. Elas são encaminhadas para um grupo de convivência, que realiza os acompanhamentos gratuitamente.

“É uma forma de resgatar a autoestima perdida dessa mulher. Nos atendimentos, estamos encontrando diferentes questões e, por isso, é importante que o acompanhamento seja multidisciplinar. Ela passará por avaliação médica, social, psicológica, odontológica e nutricional, além de participar dos nossos dias de beleza”, afirma Lucimara.

Planejamento

A escolha pelo atendimento no bairro da zona sul se deu após uma pesquisa de necessidades e demandas realizada pelos profissionais do projeto. Apesar de ser abastecido com UBS (Unidade Básica de Saúde), Campo dos Alemães e arredores ainda contam com uma demanda não atendida.

Desde que chegou ao bairro, o projeto realiza uma média de 400 atendimentos por mês. As consultas são realizadas em uma unidade móvel – um ônibus adaptado, recentemente reformado – e em um contêiner, também adaptado para receber os atendimentos. No bairro, a estrutura também conta com uma sala cedida pelo time de Rugby de São José dos Campos, um dos parceiros da empreitada.

“Com tanta demanda, o projeto vai promover, no dia 15 de junho, um dia repleto de atividades. Nesta data, além da unidade móvel, ainda teremos uma van, com outros atendimentos voltados à saúde, como oftalmologia, entre outros”, diz a assistente social.

A previsão é que o Movimento continue no Campo dos Alemães, no mínimo, até fevereiro de 2020.

Sobre o Movimento Vida

Fundado em 1998, o Movimento Vida é um projeto social sem fins lucrativos que oferece, com o apoio de voluntários e da iniciativa privada, atendimentos médicos e odontológicos à população de comunidades vulneráveis, além de promover ações sociais. Atualmente, é presidido por Kiko Sawaya e conta com o apoio de vários empresas – entre elas, a Terra Simão Construtora, Cass Mangalarga, a Construtora Oliveira Roxo, Breda, Uniodonto, Laboratório Oswaldo Cruz, Dermoclin, Consultoria Nova Equipe e Stilo Movelaria. O Movimento Vida atende em um ônibus adaptado, recentemente reformado, e em um contêiner, também adaptado – são quatro consultórios, ao todo. Ao longo de quase duas décadas, o projeto já atuou em mais de 10 bairros de São José dos Campos, realizando mais de 20 mil atendimentos. São ao menos 20 voluntários, entre médicos, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e advogados, entre outros. O Movimento Vida é uma organização qualificada como utilidade pública no município de São José dos Campos e no estado de São Paulo.