Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba inicia convênio com a Funap para serviços de manutenção...

Prefeitura de Pindamonhangaba inicia convênio com a Funap para serviços de manutenção na cidade

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Pindamonhangaba acaba de receber um reforço para a realização dos serviços de limpeza e manutenção. Trata-se do convênio firmado entre a Prefeitura e a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), por meio do qual detentos do regime semiaberto prestam serviços à cidade.

Os detentos desempenham funções como capina, limpeza de canteiros, pintura de guias, manutenção de prédios escolares e de unidades de saúde. A iniciativa é realizada com sucesso por cidades vizinhas, como Taubaté, que utiliza os serviços desde 2015, com aprovação da população.

No total, 40 detentos do regime semiaberto participam do programa em Pinda. De acordo com o convênio, a cada três dias de trabalho, o detento diminui um dia de sua pena.

Além de beneficiar a cidade, a parceria visa ressocializar os detentos na sociedade. Na última semana, quando a ação iniciou na cidade, os detentos inseridos na parceria começaram as atividades com serviços de pintura, pintura, limpeza.

“Este convênio é modelo de sucesso em outras cidades, que realizam há muitos anos, como Taubaté, por exemplo. Os resultados são excelentes e certamente irão beneficiar nossa cidade”, explicou o subprefeito de Moreira César, Nilson Luís de Paula Santos.

Para exercer o trabalho, o grupo conta com mecanismos de segurança como tornozeleiras eletrônicas monitoradas por agentes do Pemano, além de realização de rondas para vistoriar a situação de trabalho e supervisão das equipes por um funcionário da prefeitura.

A seleção dos detentos é feita pelo Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que seleciona os que estão próximos ao fim da pena e ainda, aptos e qualificados para os serviços cuja demanda for apresentada pela prefeitura.

O convênio com a Funap integra o projeto Pinda Cidade Limpa, que será lançado pela Prefeitura nos próximos dias, visando conscientização e mutirões de limpeza por toda a cidade.

Publicidade