Início São José dos Campos Seminário debate as oportunidades e os desafios do crescimento do setor aeroespacial...

Seminário debate as oportunidades e os desafios do crescimento do setor aeroespacial pós fusão Embraer-Boeing em SJC

Publicidade

2º Siab acontece nesta quinta-feira em São José dos Campos com

O e-IMI (Information Management Institute) promove a segunda edição do Seminário da Indústria Aeroespacial Brasileira (Siab), nesta quinta-feira (23) , no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O evento reúne empresas, associações, universidades e órgãos governamentais para debater o futuro e as oportunidades do setor aeroespacial.

Participam do evento o atual presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, e Antonini Puppin-Macedo, diretor-geral do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil. Ambos participam de um bate-papo com o engenheiro Ozires Silva, fundador e ex-presidente da Embraer.

Para empresários e profissionais que atuam no setor aeroespacial é o ambiente adequado para geração de negócios e desenvolvimento do setor. De acordo com os organizadores, o setor está passando por um momento crucial, que envolve desde a fusão entre Boeing e Embraer até mudanças na conjuntura macroeconômica do país.

O SIAB traz na programação de 2019 uma série de palestras e uma mesa-redonda de modo a promover a devida discussão e análise do cenário para identificar oportunidades de crescimento e de parcerias. Entre os palestrantes confirmados estão João Paulo Rodrigues Campos, presidente da Visiona Tecnologia Espacial, Marcelo Prim, do Senai (Departamento Nacional), e o engenheiro Lucas Fonseca, Airvantis.

Assim como no ano passado, o evento contará com o engenheiro Ozires Silva como palestrante do evento. O engenheiro cofundador da Embraer é figura central do desenvolvimento do setor aeroespacial no Brasil e é certeza de que fará o evento ainda mais rico com sua perspectiva única e reflexões desafiadoras.

A novidade deste ano é o ingresso solidário. Toda a receita dos ingressos (descontadas a taxa de R$2,50 por ingresso do Sympla) será doada ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) de São José dos Campos.

SERVIÇO

O que: 2º Siab (Seminário da Indústria Aeroespacial Brasileira)
Quando: 23 de maio de 2019, das 8h às 15h30

Inscrições: No site do evento

https://www.sympla.com.br/seminario-da-industria-aeroespacial-brasileira—siab-2019__513784
Local: Parque Tecnológico São José dos Campos, Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos (acesso na altura do km 138 da Via Dutra, pista SP-Rio)

PROGRAMAÇÃO

2º Seminário da Indústria Aeroespacial Brasileira (SIAB)

Abertura

8h30 – Paulo Gomes D’Oliveira, Diretor presidente do e-IMI

Oportunidades no mercado de serviços aeronáuticos

9h10 – Fulvio Delicato, Certificação Aeroespacial Brasil

Conectando pessoas qualificadas e oportunidades

9h30 – Leandro Cantinho e Luiz Gustavo Lima, Direction Z

Oportunidades após a fusão Boeing-Embraer

10h20 – Eng. Ozires Silva

O Programa Estratégico de Sistemas Espaciais – uma visão de pequenos satélites

11h – Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa, ITA

A revolução New Space e o caminho do Brasil

11h20 – Lucas Fonseca, Airvantis

Mentor School: preparando pessoas para as oportunidades

11h40 – Maria Teresa Piacesi e José Nogueira, Mentor School

Oportunidades de negócio do espaço

12h – João Paulo Rodrigues Campos, Visiona Tecnologia Espacial

Os fatores de sucesso de empresas com alta maturidade em Indústria 4.0

12h20 – Marcelo Prim, SENAI-Departamento Nacional

Oportunidades na indústria aeroespacial brasileira

13h50/15h20 – Mesa-redonda

Lançamento

O engenheiro e escritor Decio Fischetti lança o livro “Santos Dumont-Casimiro Montenegro Filho-Ozires Silva – Como eles conduziram o Brasil à era aeroespacial”. Formado no ITA, Fischetti possui diversos livros publicados, entre eles os “60 Anos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica” e “Casimiro Montenegro Filho”, este último escrito em parceria com o eng. Ozires Silva.

Exposição

A LHColus, empresa sediada no Parque Tecnológico da Univap, irá participar do 2º SIAB expondo alguns de seus produtos voltados para aplicações militares. Parceira do e-IMI desde sua fundação, a LHColus atua no mercado desde 2008 em todo o ciclo do desenvolvimento aeronáutico: do projeto conceitual e fabricação à certificação do produto e suporte no pós-venda. A experiência da empresa a qualificou como fornecedora do primeiro nível do programa KC-390, para o qual fornece assentos para transporte de tropas e macas aeromédicas.

Quem é quem

Ozires Silva

Presidiu a empresa até 1986, quando tornou-se presidente da Petrobras, cargo que ocupou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, retornou à Embraer em 1991, antes de ser presidente da Varig por três anos. Ozires é idealizador e presidente de honra da Invoz (Associação Integrando Vozes Para o Futuro)

Francisco Gomes Neto

Presidente e CEO da Embraer. Graduado em Engenharia Elétrica com especialização em Administração de Empresas e MBA em Controladoria e Finanças, Neto seguiu carreira na indústria automotiva em posições de CEO nos últimos 20 anos, no Brasil e nos Estados Unidos. Nos últimos três anos, atuou como CEO do grupo Marcopolo, no qual liderou o processo de transformação da companhia, gerando forte crescimento de vendas e valor de mercado do negócio. Anteriormente, foi CEO Americas da alemã Mann+Hummel e presidente da Knorr Bremse, entre outras funções.

Antonini Puppin-Macedo
Diretor-geral do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil. Iniciou sua carreira na Boeing em 2012, na coordenação de pesquisa e operações do BR&T Brasil, após passar 12 anos na Embraer trabalhando com design aerodinâmico, estratégia de produtos na divisão de Jatos Executivos, design conceitual de novas aeronaves e na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

João Paulo Rodrigues Campos

Presidente da Visiona Tecnologia Espacial desde 2017, após ocupar o cargo de Diretor Comercial da empresa desde a sua fundação. Ao longo desses anos, foi responsável pelo lançamento do programa VCUB, o primeiro satélite projetado pela indústria nacional, pela negociação do contrato do SGDC, pela introdução dos serviços de sensoriamento e telecomunicações via satélite e por atividades de desenvolvimento de clientes.

Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa

Professor do ITA e gerente do Projeto ITASAT. Doutorado em Materiais Compósitos na Rheinish-Westfälische Technische Hochschule-Aachen (Alemanha), Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Atua principalmente nos seguintes temas: cubesats, microssatélites, foguetes lançadores de satélites, satélites de reentrada atmosférica, gerenciamento de projetos, engenharia de sistemas, estruturas bobinadas, vasos de pressão, motor de apogeu e estruturas em fibra de carbono.

Lucas Fonseca

Mestre em engenharia de sistemas espaciais pelo Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço, em Toulouse-França. Foi considerado em 2018 como um dos 35 abaixo de 35 anos que estão revolucionando a relação da humanidade com o espaço. Trabalhou na missão Rosetta, sendo o único brasileiro a participar do inédito pouso de uma sonda em um cometa. Atualmente é Diretor da Missão Garatéa, tentativa brasileira de enviar uma sonda para lua e propagar programas educacionais baseados no acesso ao espaço, tendo impactado mais de 3000 alunos até a presente data. É fundador e CEO da Airvantis, empresa que facilita o acesso de experimentos à Estação Espacial Internacional, e co-fundador e CTO da Celestial Data, empresa que comercializa dados científicos produzidos na microgravidade.

Maria Teresa

Engenheira mecânica formada pela UFMG, com mestrado em materiais compostos no Imperial College (Inglaterra), MBA pelo ITA/ESPM e especialização em contratos empresariais pela GVLaw. Sua experiência profissional inclui empresas como Vale e Embraer, tendo atuado em países como França e Estados Unidos. Atualmente é engenheira no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e mestranda no ITA.

José Nogueira

Engenheiro de desenvolvimento de produto com mais de 30 anos de experiência na indústria aeroespacial nacional e internacional, principalmente nas áreas de desenvolvimento e suporte à manutenção. Foi responsável pelo desenvolvimento e otimização de programas de manutenção e desenvolvimento de requisitos de manutenção para certificação de aeronaves da aviação comercial, executiva e de defesa. É formado em Engenharia Elétrica e possui mestrado em Engenharia Aeronáutica na área de fatores humanos na manutenção. Atualmente participa do programa de doutorado do ITA na área de Suporte Logístico Integrado.

Leandro Cantinho

Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui MBA na Fundação Getúlio Vargas. Sua experiência anterior inclui passagens por empresas como Embraer, NET e Digilink.

Luiz Gustavo Lima

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista e possui mestrado em Pesquisa Operacional e Transporte pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. É fundador e administrador geral da Agnesi Serviços, dedicada a atividades de suporte a clientes no setor aeroespacial e desenvolvimento de programas de relacionamento (CRM). Além disso, trabalhou por 20 anos na Embraer, além de passagem pela Vasp.

Publicidade