Início Pindamonhangaba Termina a greve dos trabalhadores na Tenaris Confab em Pinda

Termina a greve dos trabalhadores na Tenaris Confab em Pinda

Assembleia aprovou fim da greve na manhã dessa terça-feira (Foto: Guilherme Moura)
Publicidade

Terminou na manhã desta terça-feira (21), a greve dos trabalhadores da Tenaris Confab, unidade Tubos, no bairro Cidade Nova, em Pindamonhangaba.

Os trabalhadores aprovaram o fim da greve após acordo entre a direção da empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos, na noite de segunda-feira.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a direção da empresa aceitou discutir uma alternativa para a mão de obra excedente de 200 trabalhadores.

A Tenaris Confab confirma que está discutindo alternativas para minimizar os impactos da baixa carteira produtiva.

De acordo com o sindicato, uma medida que deverá ser construída é um Plano de Demissão Incentivada, similar ao PDV (Plano de Demissão Voluntária), mas que pode ter diferenças em itens como seguro desemprego, imposto de renda e plano de saúde.

O presidente do sindicato, Herivelto Vela comemorou as negociações mas afirmou que a situação é delicada. Herivelto disse que um novo lay-off não será possível e que em novembro, já havia cobrado discutir algum tipo de PDV, mas que a empresa não aceitou. Ele disse ainda que, em Pinda ainda não há acordo nesses moldes e que em Taubaté, existe um acordo assim na fábrica GE, que eles construíram para a realidade deles.

Das 25 demissões ocorridas na sexta-feira, cinco delas o sindicato já recebeu a documentação e considera irregular, por se tratarem de funcionários lesionados, com estabilidade de emprego. Duas delas já foram revertidas, sobre as outras três a empresa irá fazer uma análise jurídica aprofundada. O sindicato ainda aguarda documentação de mais nove casos para analisar e discutir junto à empresa.

A empresa disse que foi necessário as demissões dos 25 funcionários, considerando o atual cenário de mercado e a carteira de projetos abaixo de sua capacidade e que todos os direitos dos funcionários e obrigações legais serão respeitados.

A Tenaris Confab emprega cerca de mil trabalhadores na unidade da fabricação de tubos de aço para o setor petrolífero.

Publicidade