Início Taubaté Prefeitura de Taubaté busca eficiência energética

Prefeitura de Taubaté busca eficiência energética

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Servidores da Prefeitura de Taubaté iniciaram uma capacitação para a instituição do Núcleo de Gestão Energética Municipal – Procel GEM.

Este é um programa de governo (Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica – Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras. A capacitação em Taubaté é coordenada pelas secretarias de Serviços Públicos e Administração e Finanças, com o apoio da concessionária EDP.

O objetivo é colaborar com a gestão e uso eficiente de energia elétrica nos centros consumidores pertencentes à prefeitura, bem como na identificação de oportunidades de economia e geração de energia. Ao longo do ano, o grupo de servidores receberá treinamentos em conceitos de eficiência energética aplicados aos setores de consumo da prefeitura, como a própria gestão energética, iluminação pública, prédios públicos, educação, legislação e saneamento, entre outros.

Entre as possibilidades oferecidas pelo treinamento está a elaboração do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica – Plamge. Este é um instrumento de apoio à administração pública municipal que possibilita o conhecimento, gerenciamento, planejamento e controle do uso da energia elétrica, possibilitando a redução do consumo através da identificação das oportunidades em todas as unidades consumidoras de responsabilidade da prefeitura. É um diagnóstico da situação energética do município que orienta o administrador para as ações de eficiência energética que devem ser implementadas.

No Brasil, o consumo de energia elétrica do setor público é de cerca de 8% do total do país. Para o administrador público, a diminuição dos gastos com eletricidade pode fazer a diferença no orçamento. As ações do Procel GEM, desde 2003, proporcionaram uma economia de 128,86 milhões de kWh. Essa energia seria suficiente para abastecer uma cidade de 260 mil habitantes, como Imperatriz (MA), durante um ano.

Publicidade