Início Pindamonhangaba Sessão Solene comemora o “Dia Municipal de Liberdade Religiosa e Cidadania” em...

Sessão Solene comemora o “Dia Municipal de Liberdade Religiosa e Cidadania” em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Solenidade reuniu religiões de diversas matrizes sediadas em Pindamonhangaba e mostrou a igualdade, tolerância e respeito entre as igrejas e templos

Em uma noite de congraçamento e fraternidade entre as religiões do município, a Câmara de Pindamonhangaba realizou nesta terça-feira, dia 07 de maio, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” a sessão solene que comemorou o “Dia Municipal de Liberdade Religiosa e Cidadania”. O Ato solene foi presidido pelo vereador Rafael Goffi Moreira (PSDB) e aconteceu por meio da Lei Municipal nº 5.112/2010.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Durante a sessão, a ABLIRC – Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania – realizou o 160ª Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania. Além do vereador Rafael Goffi, participaram da sessão e compuseram a Mesa Diretora, o vereador Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR); o Presidente da ABLIRC, Samuel Gomes de Lima, o Secretário da ABLIRC, Alcides Coimbra; o Assessor Parlamentar da ALESP, José Alexandre Faria (que representou a Deputada Estadual Damaris Kuo); a vereadora de Jacareí, Lucimar Ponciano e o Presidente da 52ª subseção da OAB de Pindamonhangaba, Antonio Aziz Boulos. Entre os líderes religiosos participantes e representantes da comunidade estavam o Presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, Benedito Sérgio Irineu; o Chefe de Gabinete da Deputada Damaris kuo, Markus Henrique Tavares; o Pastor Jefferson Castilho (Conselheiro Regional da ABLIRC); o Pastor David Souza Silva (Igreja Adventista); o Babalorixá Antonio Rogério Lemes de Souza – Pai Rogério (da Casa Ilê Aché Efon Yalacum Omi de Pindamonhangaba); o Diácono João Ivoneri Teixeira (Igreja Católica); José Antonio Jorio Nogueira (Centro Espírita Francisco de Assis) e o Professor Roberto Almeida (Comunidade Hare Krishna de Pindamonhangaba).

Na saudação inicial às autoridades, líderes religiosos e aos convidados presentes, o presidente da Mesa, vereador Rafael Goffi lembrou que “a liberdade religiosa é garantida pela Constituição e a igualdade e justiça devem ser tratados como valores supremos de uma sociedade fraterna e pluralista e sem preconceitos”.

Após a abertura oficial e a execução dos Hinos Nacional e de Pindamonhangaba, Rafael Goffi concedeu a presidência da solenidade aos dirigentes da ABLIRC – Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania para a realização do 160º Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania. Inicialmente, o Secretário Geral da entidade, Alcides Coimbra explanou sobre as ações, atividades e trabalhos que são desenvolvidos pela ABLIRC. “Estamos aqui esta noite para desempenharmos um papel importante na construção de ponte entre as pessoas de boa vontade de diferentes crenças e acreditamos que há pessoas de boa vontade em todas as partes. Liberdade Religiosa é para todos e precisamos do máximo de pessoas que a valorizam e lutem por ela”.

Logo em seguida, Coimbra concedeu a palavra ao vereador Rafael Goffi e ele destacou a importância da celebração da Liberdade Religiosa e da Cidadania em toda sua plenitude. “A religião é algo inerente em nossa sociedade, é histórica a relação do homem com suas divindades, com sua religião”, pontou o vereador.

Rafael Goffi expôs que “a religião é um dos fenômenos mais importantes da sociedade humana. Toda cultura e civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais elementar, como as religiões dos povos nativos da América ou mais complexos como as derivadas do patriarca Abraão, ou seja, o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo”. Goffi complementou: “Somos uma sociedade Plural e, devemos buscar na pluralidade as alternativas cada vez mais objetivarmos a construção de uma sociedade mais justa, solidária e tolerante”.

Na sequência dos trabalhos do Fórum, o Presidente da ABLIRC, Samuel Gomes de Lima saudou os presentes e concedeu a palavra ao Orador Oficial da noite, o Assessor Parlamentar da Deputada Estadual Damaris Kuo, José Alexandre Faria. Ao iniciar seu pronunciamento, Faria enfatizou que “falar de Liberdade Religiosa e Cidadania é falar do direito primaz e essencial de todos nós”. Ele salientou que “sabemos que sempre soubemos que temos uma mesma imagem e semelhança, e ao longo da vida, podemos perceber que, na verdade, somos diferentes, somos uma sociedade com pensamentos diferentes e é justamente nesta diferença que nós estamos aqui para celebramos a liberdade religiosa e a cidadania”. Para Alexandre Faria, “celebrar a Liberdade Religiosa e a Cidadania é celebrar a diferença; é celebrar a subjetividade, o sentimento que cada um de nós tem, como o dom da vida que cada um tem, que é o de escolher o nosso próprio caminho”.

Medalha Paladino da Liberdade Religiosa

Após os pronunciamentos, a ABLIRC – Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania promoveu a entrega solene da MEDALHA “PALADINO NA DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA E CIDADANIA aos homenageados do 160º Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania: o vereador Rafael Goffi Moreira; o Promotor de Justiça de Pindamonhangaba, Dr. Jaime Meira do Nascimento Júnior; o Provedor da Santa Casa de Pindamonhangaba (que representado pelo Diretor Administrativo da Santa Casa, Luciano Rodrigues Nascimento); o Presidente do Lar Irmã Terezinha Associação de Assistência ao Idoso, Álvaro César Bondini; a Diretora da Escola Estadual “Dr. Alfredo Pujol”, Professora Lia Inês Farias Adarza (representada pela professora Nabia Farah Ciciliati Brasil de Andrade) e o Dirigente da Casa Transitória Fabiano de Cristo, Jorge ‘Bharata’ Itagiba Ribeiro.

Na sequência, o Presidente da ABLIRC retornou a Presidência ao vereador Rafael Goffi para a conclusão dos trabalhos. Finalizando a solenidade, Goffi concedeu a palavra aos representantes das diversas religiões presentes e todos foram unânimes em afirmar que “a liberdade religiosa e a cidadania são pilares para uma comunidade mais fraterna e socialmente justa”.

Encerrando os trabalhos, Rafael Goffi agradeceu a presença de autoridades, convidados especiais, líderes religiosos e comunitários e membros da comunidade.

Publicidade