Início Taubaté Mistau recebe mostra fotográfica sobre vida no Egito

Mistau recebe mostra fotográfica sobre vida no Egito

Pirâmides (Foto: Hudson Moreira)
Publicidade

Exposição exibe acervo produzido em janeiro por fotógrafo do Vale

Em Janeiro deste ano, o fotógrafo Hudson Moreira, de Caçapava, viajou ao Egito em busca de imagens que fossem capazes de traduzir a vida cotidiana desse povo, com seus costumes, tradições e cultura milenar, num território fortemente marcado pela religião.

Depois de passar por três cidades – Cairo, Luxor e Aswan -, retornou ao Brasil com um acervo de mais de 1.000 fotografias retratando cenas que vão muito além das paisagens e monumentos característicos dos roteiros turísticos.

Parte deste material pode ser visto agora na exposição “Egito – Museu a Céu Aberto”, que será inaugurada no dia 14 de maio, às 19h, no Mistau (Museu da Imagem e do Som de Taubaté), e que ficará em cartaz até o dia 13 de junho.

A mostra reúne um conjunto de 50 fotos coloridas, que revelam cenas do cotidiano das três cidades visitadas. Na maioria delas, a câmera capta com rigor as pessoas inseridas na paisagem, em sua vida diária. Os mercados, as vilas, as construções urbanas, além dos monumentos históricos, são alguns dos temas retratados.

Mercado em Vila Nubia, Sul do Egito (Foto: Hudson Moreira)

Alguns objetos trazidos da terra dos faraós completam e ilustram a exposição, como um papiro, uma “chave da vida” e uma réplica de um vaso canópico – recipiente que os antigos egípcios utilizavam para colocar os órgãos retirados do morto durante o processo de mumificação.

O objetivo do projeto da mostra, conta o fotográfo, é chamar a atenção do espectador para aspectos menos conhecidos da vida no Egito e que, geralmente, não são evidenciados nos catálagos dos roteiros de viagem, como os costumes, a religiosidade e as condições socioeconômicas de seu povo. Por isso a intenção de destacar os habitantes em situações do cotidiano, uma característica de seus trabalhos como fotógrafo. “Meu trabalho busca sempre retratar o elemento humano inserido em seu contexto social”, explica ele.

Hudson Moreira é graduado em Marketing com especialização em fotografia. Há anos vem produzindo material sobre temas relacionados à vida nas cidades, à história e às tradições da cultura popular do povo valeparaibano, em seus mais diferentes aspectos.
É autor, entre outros trabalhos, dos documentários fotográficos “Sociedade Anônima”, de 2001, retratando a situação de moradores de rua no Vale do Paraíba e suas vidas às margens da sociedade; “Tradições da Clareira”, de 2003, que retrata a cidade de Caçapava em seu contexto cultural, com destaque para culinária, religiosidade e seus costumes; e “Cidade Negra”, documentário realizado em 2006 na cidade de São Paulo e que teve como tema o dia da Consciência Negra.

Roda de Convesa – Na abertura da exposição no Mistau, dia 14, será promovida uma roda de conversa sobre o Egito e a forma como seu povo se relaciona e convive com o patrimônio histórico herdado de seus antepassados.

A mesa de debates terá como convidados a professora Dra. Rachel Abdala, Professora Mestre Amanda Oliveira, Professor Mestre Carlos Alberto Serapião e Professor Mestre João Gabriel de Almeida, além do fotógrafo Hudson Moreira.

A conversa buscará traçar um breve painel sobre História, preservação do patrimônio histórico, políticas públicas de preservação, costumes, religiosidade e condições socioeconômicas do Egito, fazendo um paralelo com a realidade brasileira. A entrada é gratuita.

Serviço:

Exposição “Egito – Museu a Céu Aberto” – de Hudson Moreira.
Quando: De 14 de maio a 13 de junho, no Mistau (Museu da Imagem e do Som de Taubaté) – Av. Thomé Portes Del Rey, 761, Jardim Ana Emília – Taubaté.

Horário: abertura dia 14 de maio, às 19h. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 13h.

Informações: Tel.: (12) 99227-8051
Instagram @hudsonphotolive
Facebook Hudsonphoto

Publicidade