Início Destaque São Luiz do Paraitinga recebe 1° Campeonato de Bandas e Fanfarras

São Luiz do Paraitinga recebe 1° Campeonato de Bandas e Fanfarras

Publicidade

A Fanfarra Monsenhor Ignácio Gioia, FAMIG, promoverá o 1° Campeonato de Bandas e Fanfarras de São Luiz do Paraitinga, durante todo o dia 19 de maio, no centro histórico da cidade.

Cerca de 20 bandas e fanfarras de diversas cidades de São Paulo e outros estados, irão desfilar pelo entorno da Praça Dr. Oswaldo Cruz, apresentando repertórios e estilos musicais variados, em uma acirrada competição.

Sendo uma das fanfarras mais respeitadas e premiadas do Estado, a FAMIG conquistou, ao longo de três décadas, um enorme prestígio, inclusive, para a realização desse grande evento, que, além de ser inédito no município, foi aprovado pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa, órgão do Governo de São Paulo, por meio do edital ProAC 23/2018 (fomento e difusão de projetos coordenados por bandas e fanfarras estaduais), e conta com apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga e da Associação Comercial e Industrial da cidade.

Ultrapassando o caráter competitivo, com intuito de promover uma troca de experiências, maior divulgação e aprimoramento do saber artístico, no dia anterior ao campeonato os(as) integrantes dessa fanfarra poderão participar de oficinas com profissionais de outros grupos e, em datas a definir, a FAMIG ainda fará uma pequena circulação pelo Vale do Paraíba, levando apresentações aos municípios de Lagoinha, Natividade da Serra, Tremembé e na cidade natal, São Luiz do Paraitinga, abrilhantando alguma das festividades locais.

Sobre a FAMIG
A Fanfarra Monsenhor Ignácio Gióia (FAMIG) foi fundada no dia 8 de maio de 1987 por idealização do professor José Roberto Corrêa e de Flávio Soares Ribeiro, em São Luiz do Paraitinga, e decretada Órgão de Utilidade Pública Municipal sob a Lei n° 698, de 11 de Junho de 1992. É reconhecida pelas dezenas de vitórias em campeonatos, tais como: Campeã nas cidades de Serra Azul, Ubatuba, São José dos Campos, Aparecida, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Itaquera, Pindamonhangaba, Santa Cruz das Palmeiras, dentre outras; Bi-Campeã nas cidades de Guarulhos, Barra do Piraí – RJ, Monte Mor, Vila Santa Isabel, dentre outras; Tri-Campeã nas cidades de Taubaté, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Vila Prudente, Jacareí, Arujá, dentre outras; Penta Campeã na cidade de Francisco Morato; Enea-Campeão na cidade de Caieiras; e Tri-Campeã Brasileira. Entre inúmeras apresentações e festivais, foi prestigiada em eventos pelos Ex-Governadores do Estado Antônio Fleury Filho, Mario Covas, Alberto Goldman e Geraldo Alckimin, e pelo Ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, teve sua sede totalmente destruída pela enchente que invadiu a cidade e causou enorme destruição, perdendo muitos instrumentos e uniformes, mas hoje, felizmente, encontra-se reestabelecida. E, além desse histórico triunfante, a FAMIG também presta um importante serviço para a comunidade local, pois, há anos, oferece aulas de teoria e prática musical, gratuitamente, a crianças, jovens e adultos luizenses.

Publicidade