Início São José dos Campos Eco-PEV começa a funcionar em São Francisco Xavier

Eco-PEV começa a funcionar em São Francisco Xavier

PEV, que é o 14º da cidade e o segundo no conceito Eco-PEV, apresenta soluções inovadoras na área ambiental - (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos entregou, na manhã desta quarta-feira (3), em São Francisco Xavier, uma nova unidade do Eco-PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos da Construção Civil).

Um grupo de aproximadamente 70 alunos da Emef Mercedes Rachid Edwards, localizada no distrito, acompanhou o evento. Os estudantes ainda participaram da soltura de 5.000 peixes da espécie Pirapitinga no Rio do Peixe, o principal da região.

O PEV, que é o 14º da cidade e o segundo no conceito Eco-PEV, apresenta soluções inovadoras na área ambiental. A novidade foi elogiada pelos moradores.

“O ponto é muito importante. É uma forma de descarte sustentável que toda a população precisa conhecer”, afirmou o aposentado Valdeci Gennevro, de 60 anos.

“A separação e conscientização para as crianças faz do PEV uma solução maravilhosa. Parabenizo pelo ótimo espaço criado”, completou o cozinheiro Valci Rodolfo Vitor de Araújo.

O novo PEV é um modelo de sustentabilidade, incluindo parede verde, telhas feitas a partir da reciclagem de tubos de pasta de dente, sistemas de captação de água de chuva, tratamento sustentável de águas residuais e jardins de chuva, entre outros mecanismos.

Peixes

Durante o evento, foi realizada a soltura de 5.000 peixes da espécie Pirapitinga do Sul (Brycon opalinus) no Rio do Peixe. A ação aconteceu em parceria com a Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

Muito empolgadas e curiosas, as crianças participaram da ação divididas em pequenos grupos. Com a participação de educadores da Cesp, aprenderam sobre a importância do repovoamento do rio com espécies nativas ameaçadas de extinção.

“Gostei muito de participar, pois estamos ajudando o meio ambiente. O rio passa em todos os lugares e, se tiver poluição, os peixes irão morrer”, afirmou Tainá Maria Vaz Marques, de 10 anos.

A Companhia desenvolve um programa pioneiro de reprodução de espécies de peixes nativos nos reservatórios das Usinas de Paraibuna e Jaguari, bem como o repovoamento nos rios da Bacia do Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de assegurar a conservação da biodiversidade.

A atividades fizeram parte da programação da Semana da Água de São José dos Campos, realizada desde do dia 20 de março e que promove um alerta sobre a importância da proteção dos recursos hídricos e uso consciente da água.

Serviço

O Eco-PEV é um serviço gratuito para a população destinar pequenas quantidades de restos de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos) até um metro cúbico (que equivale ao volume de uma carroça pequena, um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno), resíduos volumosos como móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), além de materiais como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda, tinta e óleo de cozinha.

A obra em São Francisco Xavier reaproveitou 550 pneus usados para contenção de aterro e construção de uma plataforma elevada.

O local também possui sistema de saneamento sustentável, que inclui Tevap e Circulo de Bananeiras, além de tecnologias sociais para tratar os diversos efluentes de uma edificação.

A obra foi realizada em três meses com o envolvimento de 10 funcionários operacionais da Secretaria de Manutenção da Cidade e Urbam, além de técnicos da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Novas unidades

A implantação de novos PEV’s integra o Plano de Gestão da atual Administração. A instalação do primeiro PEV, na região do Putim, e o novo PEV de São Francisco Xavier, está sendo realizada em conjunto pelas secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e Manutenção da Cidade.

A próxima unidade será implantada na região do Urbanova, zona oeste.

Serviço

Eco-PEV de São Francisco Xavier
Endereço: Rua Joaquim Claudio da Silva
Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h às 12h

Publicidade