A primeira turma do Técnico em Produção de Moda criou uma coleção inspirada na história da região do Vale do Paraíba, em especial Pindamonhangaba
Na quarta-feira, dia 3 de abril, às 19 horas, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Maria Leopoldina receberá a apresentação e exposição Princesa do Norte: conto dos ventos, desenvolvida pela turma de Técnico em Produção de Moda, do Senac Pindamonhangaba, como atividade de conclusão de um dos projetos previstos na grade curricular.
O evento será somente para o público convidado, como autoridades locais, parceiros, patrocinadores e funcionários do Senac Pindamonhangaba.
O projeto Princesa do Norte: conto dos ventos consiste em uma coleção de moda inspirada na história do Vale do Paraíba e de Pindamonhangaba. A ideia surgiu no começo do curso, ainda quando os alunos estavam elaborando o primeiro dos quatro trabalhos que devem ser entregues ao longo da qualificação.
A valorização do trabalho artesanal e a importância do reconhecimento das origens são os panos de fundos para a coleção, enaltecendo a veia do trabalho manual presente em Pindamonhangaba e no Vale do Paraíba, de grande importância para o cenário brasileiro. Dessa forma, as alunas do curso realizaram pesquisas sobre o local, fauna e flora, dando origem a um editorial de moda, fashion film e à exposição.
As fotos foram realizadas em alguns espaços públicos, como o Parque da Cidade e a Cachoeira dos Búfalos, além de outros pontos turísticos de Pindamonhangaba. O projeto também conta com a ação dos alunos em doar alimentos para o Fundo Social da cidade.
O Princesa do Norte: conto dos ventos conta com parceiros locais, como o renomado fotógrafo Beto Salgado e a loja de acessórios Divina Luz, quanto com parceiros de outras regiões, como a loja de tecidos Santa Saia, de Sorocaba, que apoiou a iniciativa doando a matéria-prima para a confecção própria dos looks.