Início Taubaté Escolas municipais de Taubaté têm atividades da Semana de Combate à Obesidade

Escolas municipais de Taubaté têm atividades da Semana de Combate à Obesidade

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Secretaria de Educação de Taubaté promove até o dia 29 de março a Semana Municipal de Combate à Obesidade nas escolas da Rede Municipal.

Ao longo da semana, as unidades terão atividades voltadas à educação alimentar e nutricional. Estimular a alimentação saudável é um dos objetivos da campanha.


A programação da Semana de Combate à Obesidade foi feita de acordo com os níveis de ensino ofertados pelo município: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Integral.

Entre as atividades previstas estão orientação sobre alimentos processados e ultraprocessados e os perigos para saúde; elaboração de cardápio saudável; demonstração de tipos de alimentos com fotos ilustrativas; confecção de folders e outros materiais; rodas de conversas e conhecer as frutas através da música.

“O ambiente escolar também pode ser um espaço de formação de hábitos saudáveis, por isso planejamos atividades que envolvem alunos e funcionários”, afirmou o secretário de Educação de Taubaté, professor Claudio Teixeira Brazão, o Macaé.

Desde 2013, a merenda escolar oferecida por Taubaté conta com um cardápio elaborado e acompanhado por nutricionistas que avaliam as variedades de nutrientes, faixa etária e tempo de permanência da criança na escola. Além disso, há uma comissão formada por pais que participa ativamente do cotidiano escolar de suas crianças, avaliando a qualidade e o preparo dos alimentos ofertados nas unidades de ensino da rede municipal.

Alimentos processados, ricos em açúcares, gorduras e sódio, com quantidade de calorias além da necessidade individual e a falta de exercícios físicos são as principais causas do sobrepeso e da obesidade. Estes são problemas que afetam pessoas de todas as idades.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há pelo menos 1 bilhão de pessoas com excesso de peso, sendo que, dessas, 300 milhões são obesos.

Publicidade