Início Variedades Festivais de churros e de churrasco agitam Campinas-SP no último fim de...

Festivais de churros e de churrasco agitam Campinas-SP no último fim de semana de março

(Foto: Cesar Fabri/divulgação)
Publicidade

Duas das principais e mais inovadoras festas gastronômicas, referências de sucesso em todo o Estado de São Paulo, chegam a Campinas-SP, entre os dias 29 e 31, para fechar o mês de março em grande estilo. O Festival de Churros e Brigadeiro e o Taurus Festival de Churrasco, Assadores e Churrasqueiros BBQ acontecem no Parque Portugal, um dos cartões-postais da cidade, onde fica a Lagoa do Taquaral.

A entrada é gratuita, com acesso pelo portão 7, ao lado do ginásio de esportes. Além de propagar o turismo, o lazer e a interação das famílias, os eventos mantêm a característica solidária. Assim, os organizadores sugerem ao público a doação de um quilo de alimento não perecível, com arrecadação total revertida em prol do Fundo Social de Solidariedade de Campinas.

A “explosão de sabores” começa na sexta-feira (29), às 18h, com a primeira noite do Festival de Churros e Brigadeiro, que continua no sábado (30) e domingo (31), das 12h às 22h. Já o Taurus Festival de Churrasco, Assadores e Churrasqueiros BBQ recebe os visitantes no sábado (30) e no domingo (31), também das 12h às 22h. Ambos acontecem simultaneamente.

(Foto: Cesar Fabri/divulgação)

A principal novidade dentro da programação do Taurus Festival, em sua primeira passagem por Campinas, é a abertura do Circuito Brasileiro de Churrasco, competição promovida Associação dos Churrasqueiros do Brasil, ligada à World Barbecue Association (WBQA). A disputa está prevista para o domingo (31), por volta das 11h.

Além da presença de expositores em uma ampla e incrementada praça de alimentação montada em meio à área verde de Campinas, os visitantes ainda podem se divertir com shows de diferentes estilos musicais e espaço kids, que fará a alegria das crianças.

A realização é da WB Produções e Promoções, empresa especializada em eventos, feiras e festivais, com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico Social e Turismo e da secretaria de Cultura.

(Foto: Cesar Fabri/divulgação)

Passeio pelo mundo do sabor

O público que comparecer ao Taquaral, em Campinas, terá uma oportunidade única de circular pelo evento, em formato de feira, e saborear o diversificado cardápio oferecido por renomados churreros, churrasqueiros e assadores do País.

O Festival de Churros e Brigadeiro, a partir da noite de sexta-feira (29), conta com oito expositores. Todos com uma significativa variedade de produtos, sabores e recheios.

Apaixonados por churros podem escolher desde os mais tradicionais até as ousadas combinações gourmets, com muito chocolate, doce de leite, frutas, Nutella, entre outros ingredientes. É neste espaço mágico que crianças e adultos terão uma noite e dois dias inteiros de diversão garantida.

Já no sábado (30) e no domingo (30), o inédito Taurus Festival de Churrasco, Assadores e Churrasqueiros BBQ reúne uma gama variada e exclusiva de carnes, cortes nobres e tradicionais, diferenciais que fazem do evento um grande sucesso.

Ao menos 15 churrasqueiros e assadores BBQ vão ocupar o Taquaral e oferecer pratos inovadores aos apaixonados por churrasco. Passear pelos varais instalados sob um intenso braseiro e repletos carnes, costelinhas, linguiças e frangos é uma ótima dica para o público de todas as idades.

Porções generosas com costelas assadas no fogo de chão, de porco à moda paraguaia, parrilas, peças defumadas nos cortes shoulder, picanha, ancho, porks ribs, cupim e pancetta também serão servidos com temperos exclusivos.

A tradicional queima do alho, iguaria da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiros, hambúrgueres especiais e sofisticados espetinhos também são astros e estrelas do festival. Tudo isso acompanhado por diferentes tipos de chopes e cervejas.

(Foto: Cesar Fabri/divulgação)

Quem passar pela “arena dos sabores” ainda tem a chance de assistir ao show do cuteleiro Rob Vulcan. Ele interage com o público durante a “forja de facas”, ao vivo.

Vulcan é conhecido nacionalmente por fazer sucesso ao lado de grandes nomes da gastronomia do Brasil, entre eles os chefs Erick Jacquin (jurado do programa Master Chef), Emiliano Almada (Canal Santo Churrasco), Bento Cabral (Black Tie), além do mestre parrillero Daniel Mansur.

Campinas celebra disputa entre churrasqueiros

Uma das principais novidades da edição de março do Taurus Festival de Churrasco, Assadores e Churrasqueiros BBQ foi a escolha de Campinas para sediar a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Churrasco, promovido pela Associação dos Churrasqueiros do Brasil. A disputa acontece no domingo (31), pouco antes da abertura do segundo dia do Taurus Festival.

As equipes serão avaliadas pelos juízes em três cortes diferentes – costela suína, coxa e sobrecoxa de frango e vegetariano freestyle. Os pratos serão julgados nos quesitos apresentação, aroma, macies e sabor, que definirão os três melhores colocados.

Ao final das etapas do Circuito Brasileiro, a equipe campeã terá vaga no Sul-Americano de Churrasqueiros, que indica o representante da América do Sul ao Campeonato Mundial da World Barbecue Association (WBQA).

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Churrasqueiros do Brasil, João Cláudio de Oliveira, o Circuito Brasileiro de Churrasco tem como finalidade popularizar ainda mais a arte do preparo de um bom churrasco, já considerado uma paixão entre os brasileiros.

Shows embalam festivais no Taquaral

Os festivais do Churros e Brigadeiro e Taurus terão quatro shows programados para dois dias de evento. A ideia é trazer ainda mais alegria aos visitantes.

No sábado (30), às 14h, sobe ao palco Geraldo Barbosa para o consagrado One Man Band. À noite, às 19h, a animação fica por conta do Texas Flood Trio. Para o domingo (31), às 13h, a atração que vai levantar a galera é o grupo Folker’s, enquanto que o grupo The Brothers fecha a festa, a partir das 18h.

Serviço

Festival do Churros e Brigadeiro e Taurus Festival de Churrasco, Assadores e Churrasqueiros BBQ

Local – Parque Portugal (Taquaral), acesso pelo portão 7, ao lado do ginásio de esportes
Endereço – Avenida Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral, Campinas-SP
Dias – 29, 30 e 31 de março, sexta-feira, sábado e domingo
Horários
Sexta-feira – Das 18 às 22h (Início do Festival de Churros e Brigadeiro)
Sábado – Das 12h às 22h
Domingo – Das 12h às 22h
Entrada – Gratuita

*Sugere-se a doação de 1kg de alimento em prol do Fundo Social de Solidariedade de Campinas

Realização – WB Produções e Promoções

Apoio – Prefeitura Municipal de Campinas

Programação de shows

Sábado – 30/03
13h – Geraldo Narbosa – One Man Band
19h – Texas Flood Trio

Domingo – 31/03
13h – Folker’s
18h – The Brothers

Publicidade