Início Pindamonhangaba Sessão Solene homenageia Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores de...

Sessão Solene homenageia Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

A Câmara Municipal de Pindamonhangaba, realizou na noite desta segunda-feira (11), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

A Sessão aconteceu por intermédio do Decreto Legislativo n° 05/1995 e Requerimento nº 186/2019, de autoria da vereadora Gislene Cardoso.
Além da vereadora, participaram da Mesa, a Secretária de Obras e Planejamento de Pindamonhangaba, Marcela Franco Moreira Dias (que representou o Prefeito do município); a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pindamonhangaba, Viviane Camargo Ferreira; a oradora oficial da sessão, Dirigente Regional de Ensino de Pindamonhangaba, Gicele de Paiva Giudice e a representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Pindamonhangaba, Viviane Tavares.

Abertura: “somos fortalezas de forças”

Na abertura oficial da sessão, a presidente da Mesa Diretora, vereadora Gislene Cardoso lembrou a luta das mulheres nestes tempos de violência. “Sabemos que podemos celebrar, sim, significativos avanços como a Lei Maria da Penha, a endurecida Lei do feminicídio, as implantações das Delegacias de Defesa da Mulher e a Lei da Importunação Sexual”, frisou a parlamentar. Gislene Cardoso defendeu que a Mulher é sempre forte e lutadora. “Estaremos sempre lutando pelo título da igualdade, do respeito, do reconhecimento. Somos fortalezas de forças, perseverantes, implacáveis, vertentes do verdadeiro amor”, concluiu.

Oradora Oficial: “É inegável a evolução das mulheres”

Logo na sequência, a presidente concedeu a palavra à Oradora Oficial da sessão, Gicele de Paiva Giudice. Afirmando estar honrada com essa missão de representar as mulheres da cidade e em pronunciamento forte e incisivo, Gicele Giudice reconheceu o papel fundamental que mulheres lutadoras como a mãe e a avó tiveram em sua formação. Mas também mostrou ao público a importância de mulheres excepcionais como Bertha Homem de Mello (autora da versão em Português do ‘Parabéns a você’ ), de Eloyna Salgado Ribeiro (poetisa, trovadora e escritora) e de Hilda César Marcondes da Silva (uma das criadoras da Academia Pindamonhangabense de Letras).

Dirigente Regional de Ensino, senhora Gicele de Paiva Giudice (Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

A oradora oficial também enalteceu a figura das mulheres que atuam na política, lutando e representando com maestria e dignidade a nossa sociedade. Gicele destacou o papel da primeira vereadora da cidade, a professora Maria do Carmo dos Santos Gomes – Dona Carminha que assumiu seu mandato em 1969. Destacou, ainda, o trabalho e a representatividade das vereadoras Terezinha Schirley Caússo Campos, Myriam Alckmin Ramos Nogueira, Geni Dias Ramos e a vereadora Gislene Cardoso que conduzia a sessão.

“É inegável que a evolução das mulheres tenha ocorrido em grande escola e que estas tenham assumido posturas proativas, destemidas, como resultado de esforço próprio e não de concessões. Mas ainda há muito a ser feito para que a norma constitucional que trata da igualdade entre homens e mulheres não se restrinja apenas às letras formais, mas se reflita em práticas efetivas no cotidiano da mulher. No final deixo uma mensagem: além de flores, as mulheres clamam por respeito”, finalizou Gicele Giudice.

Homenagens

Como forma de mostrar o reconhecimento da Casa Legislativa às mulheres da nossa cidade, a Câmara de Pindamonhangaba ofertou um Diploma de “Honra ao Mérito” às seguintes personalidades: Capitã PM Lucimeire Jeronymo (que no ato solene foi representada pela soldado PM Rosana da Silva Santos); Suely Costa Lemes (que foi representada pela filha, Suelen Lemes da Silva); Sandra Lujan Lopez Rezende; Isabel Lopes Pereira; Maria Ivete Ultramari Rosa; Maria José Barbosa Bissoli; Sonia Maria Dias dos Santos e Vera Lucia Lopes Carbogin. Além do diploma, as mulheres também receberam flores dos vereadores.

(Foto: Câmara Municipal de Pindamonhangaba/divulgação)

No encerramento do evento, a Presidente da Mesa, vereadora Gislene Cardoso agradeceu a presença de todos e novamente parabenizou as homenageadas, que foram dignas merecedoras das indicações às honrarias.

Publicidade