Início São José dos Campos Meu Pet Feliz: castrações da terceira fase começam no dia 22 de...

Meu Pet Feliz: castrações da terceira fase começam no dia 22 de março em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

As primeiras 150 castrações de cães e gatos da terceira fase do programa Meu Pet Feliz já estão agendadas para o dia 22 de março no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As cirurgias seguirão a ordem cronológica de inscrição, de acordo com a quantidade mensal estabelecida por espécie e gênero.

Segundo a coordenação do Programa de Bem-Estar Animal, o munícipe deverá acompanhar através do e-mail cadastrado na inscrição, e do telefone, o chamado para o agendamento.

Para reduzir o número de faltas, os tutores são convocados por e-mail e depois eles recebem uma ligação para que compareçam ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para assinar um termo de compromisso, onde consta a data e horário da cirurgia. Eles também recebem todas as orientações sobre o pré e o pós-operatório dos seus pets.

As 1.000 vagas disponíveis para a terceira fase do programa foram preenchidas em 20 minutos. As inscrições, gratuitas, foram abertas no site da Prefeitura às 8h desta terça-feira (12) e rapidamente se esgotaram.

Balanço

Nas duas primeiras fases do programa, que começou em agosto do ano passado, 1.530 animais foram castrados. Destes, 1.183 são da espécie canina (768 fêmeas e 415 machos) e 347 da felina (219 fêmeas e 128 machos). A meta, em um ano, é realizar 5.000 castrações gratuitas.

O programa tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além do controle populacional, o programa promove a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Publicidade