Início São José dos Campos Obras da ponte estaiada bloqueiam faixas de trânsito no entorno da rotatória...

Obras da ponte estaiada bloqueiam faixas de trânsito no entorno da rotatória do Colinas em SJC

Os bloqueios parciais estão previstos para a avenida São João e ambos os sentidos, assim como para a Avenida Jorge Zarur. Os condutores devem reduzir a velocidade ao passar pelos trechos de obra. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
Publicidade

Os condutores e usuários do transporte público que passam pela rotatória do Colinas diariamente deverão ficar atentos às alterações de trânsito previstas para os próximos dias. À partir desta quarta-feira (6), parte das pistas das Avenidas São João e Jorge Zarur serão interditadas para realização das obras do Arco da Inovação – ponte estaiada.

As mudanças poderão comprometer a fluidez no trânsito, especialmente nos horários de pico. Em função disso, a orientação é para que os motoristas que utilizam a região apenas como passagem, busquem rotas alternativas no período. Aos passageiros dos ônibus, a informação sobre a localização das linhas em tempo real oferecida pelo aplicativo Ônibus na Hora vai ajudar a programar melhor as viagens, evitando esperas nos pontos.

Como vai funcionar:

Avenida São João

Bloqueio da faixa à esquerda, sentido bairro, entre as Avenidas Eduardo Cury e Major Miguel Naked.
Bloqueio da faixa à esquerda, no sentido centro, entre as Avenidas Major Miguel Naked e Jorge Zarur.

Rotatória

Bloqueio da faixa à direita no sentido Dutra, entre as Avenidas Eduardo Cury e Jorge Zarur (entre o shopping e o hipermercado).
Serviços executados: implantação da sinalização de desvio e obra.

Avenida Jorge Zarur

Mantida a interdição da faixa à direita na Avenida Jorge Zarur sentido Urbanova, no trecho entre a concessionaria de veículos e posto de combustíveis
Bloqueio da faixa à direita da Avenida Jorge Zarur sentido Dutra, em frente ao hipermercado

Serviços executados: Alargamento das pistas.

Alargamentos

Os serviços de ampliação das pistas realizados nas avenidas São João e Jorge Zarur visam preservar a capacidade de tráfego das vias durante as próximas fases da obra, quando as pistas à esquerda serão suprimidas para implantação dos acessos de conexão e encaixe com a ponte estaiada.

Arco da Inovação

A obra vai beneficiar mais de 60 mil trabalhadores, que passam pelo trecho do Colinas em 1.246 viagens de ônibus todos os dias.

Ao todo, 180 mil veículos circulam pelo local. Diminuir o tempo e o cansaço da rotina diária, no principal ponto de congestionamento da cidade, serão os principais ganhos com o Arco da Inovação.

A ponte estaiada é um método de construção mais eficaz e econômico, além do modelo ser menos agressivo ao meio ambiente.

O investimento de R$ 48,5 milhões só pode ser usado em obras de infraestrutura, não podendo ser aplicado em saúde ou educação, por exemplo.

Esse valor, destinado a obras de infraestrutura, é resultado da economia em outras licitações, como da Via Cambuí. O próprio Arco da Inovação gerou economia de R$ 14 milhões.

Publicidade