Início Pindamonhangaba Bosque da Princesa em Pinda recebe manutenção geral

Bosque da Princesa em Pinda recebe manutenção geral

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Bosque da Princesa vai ficar ainda mais bonito e agradável para a população. Desde a segunda-feira (18), a Prefeitura está realizando a manutenção geral do local, com organização da Secretaria de Meio Ambiente, que está providenciando a limpeza dos lagos, capina e roçada, poda das árvores, além de nivelamento do piso do passeio e da academia da melhor idade. Parque infantil e coreto também receberão melhorias.

O prefeito Isael Domingues está acompanhando os serviços. “O Bosque da Princesa é um lugar de lazer, de contemplação, um local que as famílias visitam e agora, com esses serviços, poderemos oferecer um espaço melhorado e com mais segurança. Ter qualidade de vida também é investir em saúde. Por isso, vamos colocar em nosso calendário a realização periódica dos reparos necessários, que não eram feitos há muitos anos”, destacou.

Manutenção dos lagos – Para a manutenção dos lagos, a Secretaria de Meio Ambiente intensifica os cuidados especiais com os peixes, por isso, conta com a parceria do setor de Aquicultura da Apta, para a retirada segura dos peixes, cuidado e manuseio corretos. Durante a limpeza de lixo dos lagos e retirada de limo do fundo, os peixes estão armazenados em um tanque. Após o término dos serviços, retornarão para os lagos.

Para a limpeza dos lagos, foi necessário o escoamento das águas para o rio Paraíba do Sul e, para tanto, foi preciso fazer a reforma da canalização que liga o lago ao rio – que havia sido construída há mais de 30 anos e nunca recebeu manutenção. Por isso, estava entupida, causando transtornos sempre que a limpeza do lago precisava ser realizada. Para resolver esse problema, foi trocada toda a tubulação para um diâmetro maior, garantindo para mais alguns anos a eficiência deste sistema.

Poda das árvores – De acordo com a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin, outra preocupação foi a realização correta da poda das árvores. “O Bosque conta com muitas árvores centenárias e algumas até mesmo com risco de caírem, caso ocorra um temporal mais forte. Por isso, todas passaram por uma análise de engenheira florestal, que identificou os pontos que podem ser mexidos e estamos contando com maquinário especializado e funcionários capacitados para essa ação”, garantiu a secretária, lembrando que a intenção é sempre plantar novas árvores no bosque, até mesmo para manter a arborização do local.

As obras serão encerradas nesta sexta-feira (22) e o Bosque da Princesa estará reaberto ao público já no sábado (23).

Próxima fase

Em uma próxima fase de serviços da Secretaria de Meio Ambiente no Bosque, além do plantio de novas árvores, será a troca do piso do fundo dos lagos, o que vai facilita ainda mais a manutenção futura do local.

Publicidade