Taubaté programa estrutura para Carnaval 2019

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Agentes do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté promovem na tarde desta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, a nebulização da avenida do Povo e vistorias nos imóveis localizados no entorno para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e deixar tudo pronto para as festividades do Carnaval 2019.

Também estão previstas alterações no trânsito e reforço na segurança de toda a região e do distrito de Quiririm durante este período.

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas nas festividades de Carnaval na avenida e no distrito. A programação conta com desfiles dos blocos carnavalescos, escolas de samba e matinês. Nesta sexta-feira acontece no Centro Cultural a apresentação dos enredos das escolas de samba do grupo de acesso e especial. No sábado, dia 16 de fevereiro, a avenida do Povo é palco da eleição da Corte de Momo.

Trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté dará apoio ao trânsito durante os eventos pré-carnavalescos e nos dias de Carnaval com um plano de interdições e rotas alternativas na região central da cidade, distrito de Quiririm e bairros.

Nos sábados, dias 16 e 23 de fevereiro, para a Eleição da Corte de Momo e bloco Vai Quem Quer, o trecho coberto da Avenida do Povo e a via paralela serão interditados nas sextas-feiras que antecedem os eventos. O desvio do trânsito acontece pela Rua Dr. Emílio Winther.

A partir de quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o trecho de cobertura da avenida do Povo volta a ficar totalmente interditado. A previsão é que a via seja liberada no dia 6 de março, Quarta-feira de Cinzas, após a conclusão da desmontagem da estrutura de Carnaval.

No sábado e domingo, 2 e 3 de março, a avenida do Povo e vias de acesso serão bloqueadas para os desfiles e organização dos blocos e escolas de samba, permitindo somente o trânsito local. Essas interdições começam às 17h e o trânsito será liberado ao final das festividades na avenida. As vias alternativas serão: avenida Inglaterra, Tiradentes, John Kennedy e Juscelino Kubitscheck.

Em Quiririm, a interdição será nas ruas Coronel Marcondes de Matos e José Pistilli, onde fica localizado o palco de eventos. Os bloqueios de trânsito começam no dia 28 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 19h, para a realização do festival de marchinhas. Durante os quatro dias de folia, de 2 a 5 de março, a interdição será das 14h à meia-noite, para as matinês, desfiles de blocos e Carnaval de rua. Todas as intervenções viárias contarão com as sinalizações e agentes de trânsito para dar apoio à população.

Ônibus

No sábado e domingo de Carnaval, as linhas de ônibus trabalharão em horários especiais para atender o público na avenida do Povo.

A partir das 23h, os ônibus começam a transitar pela região, com horário de término previsto para 3h, podendo ser estendido em razão da demanda de passageiros. Os pontos de embarque e desembarque serão concentrados na avenida Tiradentes, próximo à Prefeitura de Taubaté.

Vai Quem Quer

Neste ano a festa do bloco Vai Quem Quer acontece no dia 23 de fevereiro, às 15h, com concentração somente no trecho coberto da avenida do Povo.
Para garantir a segurança dos foliões, a avenida será interditada e cercada com gradis. O esquema de segurança inclui a proibição da entrada ao evento com garrafas de vidro, latas ou coolers. O acesso será permitido por meio de três entradas. Ambulantes já foram previamente cadastrados pela prefeitura para a venda de produtos.

Segurança

Um efetivo da Guarda Civil Municipal com apoio de um ônibus de monitoramento com 11 câmeras, câmeras fixas do COI (Centro de Operações Integradas), integrantes da brigada de incêndio e da Polícia Militar, reforçada pela Atividade Delegada, farão a segurança na avenida do Povo. Também está previsto um reforço na segurança durante as festividades no distrito de Quiririm.

Publicidade