Início Pindamonhangaba Loja social “Arte Encanto” movimenta a economia da cidade de Pindamonhangaba

Loja social “Arte Encanto” movimenta a economia da cidade de Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Em Pindamonhangaba, a arte encanta e gera renda. Com pouco mais de um ano e meio em funcionamento, a loja Arte Encanto, montada pelo Fundo Social de Solidariedade, no Shopping Pátio Pinda, é sucesso de vendas. De janeiro a dezembro de 2018, o rendimento da loja foi total de R$ 152.672,80.

Este balanço é apenas referente a loja, não estão inclusos os ganhos referentes às feiras e participações em eventos.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Vieira Domingues, explica que a valorização e o investimento nos artesãos fazem parte de um apoio da estratégia da gestão da prefeitura de fomentar a economia criativa. “Desde que assumimos o Fundo Social, uma das nossas prioridades foi investir como nunca se fez para incentivar os artesãos da cidade. Implementamos uma loja de qualidade e praticamente em todos os eventos inserimos a participação dos produtores locais”.

Os maiores beneficiados são os artesãos de Pindamonhangaba, que comercializam sua produção e se revezam no atendimento ao público. A loja fica localizada dentro de uma das áreas mais nobres do shopping: o corredor próximo à praça de alimentação e uma das entradas. Todos os produtos artesanais são de Pindamonhangaba e contam com um selo de qualidade e procedência, atestando que os itens são confeccionados por artesãos do município.

Além da loja, que foi elaborada com conceito de boutique, o projeto tem disponível um quiosque no corredor para os artesãos exporem seus produtos.

Para Cláudia Vieira Domingues, a iniciativa é uma forma de valorizar ainda mais os artesãos e de dar mais visibilidade aos seus trabalhos. “Os produtos expostos na loja são todos exclusivos de artesãos e entidades sociais de Pindamonhangaba”, explica. “Além da loja no Shopping, possibilitamos a participação do nosso artesanato nos maiores eventos realizados em nossa cidade, dando oportunidade a todos de participarem e gerarem renda”, afirma.

Outra iniciativa inovadora que está despertando o interesse de diversas cidades foi o primeiro Festival Regional Arte Encanto, que contou com a participação de artesãos de outros municípios, no mês de dezembro, para gerar renda e aquecer a economia do município durantes as festas natalinas.

Publicidade