Início Pindamonhangaba Encontro de Turismo Rural reúne cerca de 50 proprietários rurais em Pindamonhangaba

Encontro de Turismo Rural reúne cerca de 50 proprietários rurais em Pindamonhangaba

(Foto: Mayra Souza)
Publicidade

Com objetivo de proporcionar a organização dos agentes envolvidos nas atividades turísticas do município, o III Encontro de Turismo Rural reuniu cerca de 50 pessoas, proprietários e parceiros de atividades no Pesqueiro Pesque Truta Ribeirão Grande, durante toda quarta-feira (21).

Na programação palestra com o tema “Desenvolvimento do Turismo Rural”, com Alexandre Gomes da Silva, instrutor do Senar, roda de conversa par troca de experiência e visita ao Pesqueiro e Usina Isabel.

A proprietária do Pesque Truta Ribeirão Grande, Niucéia Fernandes Nogueira Vieira, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural e do Contur, abriu o evento agradecendo a presença de todos e explicando a tradição familiar e o cuidado com a preservação do meio ambiente. “Temos muito orgulho em recebê-los e dar continuidade ao trabalho iniciado pelos patriarcas da família”. A coordenadora do Senar, Gisleyne Alvarenga, também agradeceu aos presentes e destacou que em 2019 o Sindicato Rural irá investir forte no Turismo Rural. “Esse encontro é o inicio de um trabalho que deverá continuar forte em 2019 para o fomento do Turismo Rural na cidade”, comentou.
Para a diretora de Turismo, presente ao evento, a Prefeitura de Pindamonhangaba tem grande interesse no Turismo Rural. “A Administração tem realizado diversos eventos para promover o turismo na cidade e quer continuar a ser parceira”, ressaltou.

De acordo com João Bosco Andrade Pereira, o Encontro marca uma nova fase para o Sindicato Rural, que durante o ano apostou em diversos cursos de formação ao produtor rural, mas, que em 2019, quer focar no fomento ao Turismo Rural. “Infelizmente nos últimos anos não conseguimos investir em turismo o tanto que gostaríamos, mas, nosso planejamento para o próximo ano é um trabalho bem direcionado para o Turismo Rural”, concluiu.

(Foto: Mayra Souza)

Durante a palestra o instrutor do Senar abordou todas as formas de turismo que podem ser exploradas nas propriedades, dando especial destaque ao turismo de experiência, em que o turista tem a oportunidade de vivenciar as tradições da região, aliando experiências históricas, culturais e gastronômicas com atividades criadas especificamente para cada grupo. “O que fica para o turista são as experiência que tem durante a viagem e a região de Pindamonhangaba tem tudo para oferecer as melhores experiências possíveis”, avaliou.

Após a palestra formou-se uma roda de conversas para troca de experiências e apresentação dos proprietários. Após o almoço os participantes visitaram a criação das trutas, os chalés que são alugados aos turistas e a Usina Isabel.

Publicidade