Pindamonhangaba recebe o 40º Feste – Festival Nacional de Teatro – até o dia 25, com espetáculos gratuitos para todos os gostos. O evento foi iniciado no dia 14 de novembro, com o convidado “Ledores no Breu”, da Cia do Tijolo, de São Paulo. O monólogo apresentou forte crítica social e dividiu o público, mas, levou a pensar – o que é a função principal do teatro.
No feriado do dia 15, o Parque da Cidade recebeu dois espetáculos bastante elogiados pelo público, na categoria Rua, e marcou a estreia do único representante de Pinda no festival, “A História de Bernarda Soledade”, com a Severina Companhia de Teatro, de manhã, e a “Feira do Lambe-Lambe”, com o Teatro de Caixeiros, de Ribeirão Preto, na parte da tarde. À noite, foi a vez de “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, com Os Ciclomáticos Cia de Teatro, do Rio de Janeiro.
Drama, conto de fadas, comédia política, tragicomédia, comédia musical, drama musical, teatro de animação e performance relacional marcaram a programação do fim de semana. Os espetáculos foram realizados no Teatro Galpão e na Praça Monsenhor Marcondes, levando a arte até o público, que interagiu e aprovou.
A programação do Feste continua até dia 25 de novembro, com mais espetáculos infantis, adultos, de Rua e convidados. A programação completa com as sinopses está no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br, no botão do Feste.
Programação
20/11
Salve, Malala!
Cia La Leche – São Paulo – SP
Horário: 15 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: Livre
Gênero: Drama
Livremente inspirado na história da garota paquistanesa, Malala Yousafzai, a peça se passa numa aldeia, onde um rei promove uma guerra contra escolas para meninas, e outros direitos das pessoas que lá vivem. Duas meninas ocupam a escola em que estudam, e recontam histórias de professores e outros habitantes que resistiram às ordens do rei mandão.
21/11
E se…
Tato Criação Cênica – Curitiba – PR
Horário: 15 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: Livre
Gênero: Teatro de Animação
A rua de um centro urbano é o ponto de encontros e desencontros no cotidiano de personagens que surgem a partir das mãos dos atores e pequenos adereços. Brincadeiras com a voz constroem a paisagem sonora e dão vida aos personagens: menino de rua, gari e seu bebê, uma senhora cadeirante, o feirante e sua vaca, um músico que passa chapéu na rua e um caracol.
21/11
Muito Mais Vida Severina
Cia Quase Cinema – Taubaté/SP
Horário: 20 horas
Local: Praça dos fundos do Palacete Tiradentes
Classificação: livre
“Muito Mais Vida Severina” é um espetáculo/intervenção urbana que utiliza a cidade como parte da obra. Inspirada em “Morte e Vida Severina”, de João Cabral do Melo Neto, que versa sobre o homem do campo que parte em busca de uma vida melhor na cidade e se transforma no espaço urbano. Aqui, as sombras remetem às memorias da infância e fazem emergir lembranças.
22/11
As Estrelas do Céu
Os Geraldos – Campinas – SP
Horário: 14 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: Livre
Gênero: Aventura
Em “As estrelas do céu”, acompanhamos as aventuras de uma menina que empreende uma jornada fantástica em busca de seu grande sonho: tocar as estrelas do céu. Inspirada em um antigo conto inglês, a peça nos faz lembrar que, para alcançar um grande objetivo, devemos nos esforçar mais e mais.
22/11
Rasto Atrás
Os Geraldos – Campinas/SP
Horário: 20 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama
Conta a história da família de Vicente, dramaturgo famoso, que volta à cidade natal e para sua família em busca de um novo sentido para sua existência e do reencontro com suas raízes. Decide, então, partir rasto atrás, retornar à sua cidade, no interior do estado. Nessa viagem, mergulha nas intricadas trilhas da memória, revisitando o seu passado e o de sua família.
23/11
Fulano & Sicrano
Etc e Tal – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 20 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia Gestual
Traz para o teatro adulto o humor e a linguagem dos quadrinhos e da animação, colocando no palco o humor inusitado que é retirado de diversas situações. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular. Os atores se revezam em diferentes fulanos e sicranos elaborando na cena a característica mais forte do ETC E TAL, a precisão da linguagem gestual em sintonia com a comédia popular.
24/11
Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro
O Buraco d’Oráculo – São Paulo – SP
Horário: 10 horas
Local: Parque da Cidade
Classificação: 14 anos
Gênero: Teatro de Rua
É uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Utilizando imagens, gestos, canções e palavras para completar um todo, o Buraco d`Oráculo leva a cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas do nosso cotidiano.
24/11
Máquina de Brasilidades
Grupo Clawnbaret – São Paulo/SP
Horário: 17 horas
Local: Bosque da Princesa
Classificação: livre
A Máquina de Brasilidades sorteia e apresenta temas da cultura brasileira! Funciona somente quando acionada pelo público! Quer saber o que vai acontecer? PUXE A ALAVANCA…
24/11
A Receita
NAC – Núcleo de Artes Cênicas Sesi 2017 – São José dos Campos/SP
Horário: 20 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
A Receita abre as portas para o encontro de realidades culturais e sociais opostas, colocando em contato um médico recém-formado e um universo de miséria. O choque cultural acentua-se quando a família projeta o Médico como o grande salvador: o filho mais velho, arrimo de família, está com a perna gangrenando devido a um espinho no pé e percebe que tudo e todos estão gangrenando.
25/11
A Bruxinha
Cia Truks – São Paulo/SP
Horário: 16 horas
Local: Bosque da Princesa
Classificação: livre
Gênero: infantil
A Bruxinha faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari ganha corpo – e alma – de bonecos, e leva ´para os palcos toda a sua graça e inusitado senso de humor.
25/11
Estado de Sítio
Cia Teatral Controvérsias – Pindamonhangaba/SP
Horário: 20 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
Após os maus presságios pela passagem de um cometa, uma pequena cidade passa a ser governada pela Peste, que, usurpando o poder de uma líder inerte, instaura o Estado de Sítio e cria um regime ditador, esvaziado de sentido e dominado pelo medo. A vida dos cidadãos é submetida ao império da Peste e de sua Secretária, de modo que o sofrimento e o desespero se tornam banais.