Início Taubaté Agentes fiscalizam criadouros do Aedes aegypti em cemitérios de Taubaté

Agentes fiscalizam criadouros do Aedes aegypti em cemitérios de Taubaté

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Cemitério Municipal de Taubaté e o cemitério São Benedito recebem na próxima terça-feira, dia 23 de outubro, visitas de equipes do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) para a fiscalização e monitoramento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Serão vistoriados os túmulos, porta-velas, vasos, floreiras e estátuas, bem como toda a área dos cemitérios. O objetivo é eliminar todos os criadouros em potencial do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Outro novo mutirão de fiscalização em todos os cemitérios do município está previsto para ocorrer entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro por conta do movimento durante o feriado de Finados em 2 de novembro.

Os agentes do CAS também estão na fase final de vistorias de imóveis para a elaboração da ADL de primavera. Cerca de 6.000 imóveis distribuídos em 10 áreas da cidade devem ser vistoriados.

Com a estação da primavera, marcada pela elevação das temperaturas e ocorrência de chuvas, é hora de reforçar o alerta em Taubaté para o combate ao mosquito. Palestras, fiscalizações casa a casa, monitoramento de pontos estratégicos, ações de bloqueio e atendimento a denúncias da população integram as estratégias dos agentes de controle de vetores. A parceria com os agentes comunitários de saúde das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) também foi reforçada.

Mesmo com a queda nos casos de dengue na última temporada, o risco de uma nova epidemia sempre existe. Além disto, também existe a preocupação do aumento de casos de zika e chikungunya.

Publicidade