Início Variedades Semana MOVE chega à 6ª edição reunindo centenas de atividades esportivas gratuitas

Semana MOVE chega à 6ª edição reunindo centenas de atividades esportivas gratuitas

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Já consolidada como um dos principais movimentos nacionais no combate ao sedentarismo, a Semana MOVE chega à sua 6ª edição e reúne centenas de atividades físico-esportivas gratuitas, entre os dias 22 e 30 de setembro, em todo o estado de São Paulo.

O evento realizado pelo Sesc São Paulo oferecerá programações em todas as unidades do estado, com aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, corridas, além de organizar diversas atividades em espaços públicos para que as pessoas de todas as idades possam c onhecer e encontrar a modalidade esportiva ou atividade física de sua preferência e incluir em sua rotina. A programação contará com a participação de ídolos do esporte nacional de várias gerações.

Movedores – Além do Sesc SP, a Semana MOVE tem o apoio dos chamados Movedores – empresas, instituições e pessoas que buscam ampliar a quantidade de brasileiros que praticam atividades físico-esportivas. A ideia é estimular a descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas. Lista completa de movedores abaixo.

Neste ano a Semana MOVE traz como mensagem “Por uma América Latina Mais Ativa!” e conta com a participação de 16 países do continente. Esta adesão de países latino-americanos teve início em 2015, por conta do apoio da ISCA – International Sports and Culture Association. O evento ganhou o nome de Semana Muévela e se expandiu também para países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, ampliando e fortalecendo a rede de parceiros para reverter os quadros de sedentarismo mundial.

Pesquisa – Estudo liderado por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início de setembro deste ano, apontou que um em cada 4 adultos no mundo não é praticante de atividades físicas. No Brasil, o cenário é preocupante: o país é o quinto colocado no ranking do sedentarismo entre os 168 países pesquisados. 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física.

Entre os homens no Brasil, o índice é de 40,4% de sedentários, enquanto as mulheres representam 53,3%. Além de estar em quinto lugar, o país ainda está no grupo dos que registraram aumento de 5% nessa tendência desde 2001.

Para o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a Semana MOVE representa uma das principais ações institucionais no combate ao sedentarismo. Ela vem se consolidando como importante iniciativa para tornar a população brasileira mais ativa, ampliando, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promovendo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em geral”.

“Buscamos cada vez mais sensibilizar as pessoas para adoção da prática regular de esportes e atividades físicas e mobilizamos uma rede de instituições parceiras que, como nós, acreditam na importância de mudar esse quadro de sedentarismo no mundo”, declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

Desde a sua primeira edição, em 2013, a Semana MOVE já mobilizou cerca de 800 cidades, totalizando a participação de mais de 8 milhões de pessoas que buscam sair do sedentarismo, em mais de 20 mil atividades oferecidas.

PROGRAMAÇÃO SEMANA MOVE 2018

Festival de Hóquei

Dias 27 e 28, quinta e sexta, 13h às 17h

Atividade externa e exclusiva para alunos convidados.

Atividade vinculada ao curso de capacitação de hóquei, em que alunos das escolas públicas de Caraguatatuba e Monteiro Lobato disputam um torneio da modalidade promovendo o hóquei no contexto das aulas de educação física.

Festival de Práticas Aquáticas

Dia 22 sábado, 11h às 13h (de 6 a 12 anos; 15h às 17h (acima de 13 anos)

Para inscritos nos cursos de práticas aquáticas do Sesc e de natação em escolas e associações de São José dos Campos.

Circuito lúdico-esportivo com técnicas dos nados crawl e costas, palmateios e elementos de modalidades esportivas coletivas realizadas em meio líquido.

Desafio Esportivo – 200+1

Dia 23, domingo, 10h às 13h

Ginásio. Grátis. Inscrições no Setor de Esportes do Sesc.

Competição esportiva realizada em equipes formadas pela soma da idade dos participantes, que serão desafiados em um circuito composto por lutas, esportes de quadra, atletismo e natação.

Ginásticas de todos os tempos

Dia 27, quina, 19h30

Ginásio. Grátis. Senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Apresentar no âmbito conceitual e prático a evolução das manifestações gímnicas por meio de aulas diversificadas. Durante a atividade os participantes experimentam diferentes fases da prática de ginástica no Brasil e no mundo.

Festival Sesc de Ginástica

Dia 29, sábado, 10h30 às 12h30 (apresentação das crianças de 05 a 08 anos); das 14h às 16h apresentações das crianças e adolescentes a partir de 9 anos.

Festival que reúne crianças e jovens dos centros esportivos da Prefeitura e de escolas convidadas para um momento de confraternização e troca de experiências.

Ginásio. Grátis. Livre.

Apresentação esportiva de Futebol

Dia 30, domingo, 10h30 às 13h30.

Daniela Alves, Frediana Costa e Priscila Ferrari batem um papo sobre a participação da mulher no mundo do futebol. Após a conversa haverá um bate-bola entre as jogadoras e o público.

Ginásio. Grátis. 10 anos.

Maratona de Futsal Feminino

Dia 30, domingo, 14h às 18h30.

Jogos recreativos de futsal no formato de maratona, em que o mais importante é a prática lúdica e descontraída entre mulheres de diferentes faixas etárias. Participação especial de professoras e alunas do projeto “Quero Jogar Futebol Femino” de São José dos Campos.

Ginásio. Grátis. 10 anos.

Move Empresa

Ginástica Multifuncional, venha ver e conhecer

Dia 27, quinta, 11h às 17h.

Experimentação de várias habilidades corporais presentes na Ginástica Multifuncional do Sesc. Desafios de equilíbrio, força e agilidade.

Atividade externa e exclusiva para funcionários do Parque Tecnológico de São José dos Campos. 18 anos.

Pad fitness

Dia 27, quinta, 11h às 17h.

Neste jogo o participante deve percorrer o tapete tocando, com os pés ou com as mãos, as sequências numéricas no menor tempo possível.

Atividade externa e exclusiva para funcionários do Parque Tecnológico de São José dos Campos. 18 anos.

INSTITUIÇÕES INSCRITAS PARA A SEMANA MOVE 2018

Prefeitura Municipal de Guarulhos – Programa Movimenta Saúde

Prefeitura Municipal de Bastos – Secretaria Municipal de Esportes

Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara/Programa Academia da Saúde

Institutos: Corrida Amiga, Guga Kuerten, Família Barrichello, Janeth Arcain, Patrícia Medrado, Compartilhar, Reação, Cicloativo do Brasil (ICB), Melhores Dias, Povo do Mar (IPOM), Irmãos Nogueira, Chuí Esportes, Amparando Jardim Gramacho.

Associações: Cristã de Moços – ACM, Projeto Vida Corrida, Cearense de Beisebol, Desportiva para Deficientes (ADD), Registrense de Tênis de Mesa (ARTEME), Atlética Ítalo Brasileiro, Recreativa e Esportiva Astros “Astros Família Basketball”, Desportiva Só Tapas Heliópolis, Renovando Ideias.

Fundações: Gol de Letra, Tênis, Casa, Tide Setubal

Projetos/Ongs: Bike Anjo, Girassol, Todavida, Lar de Maria, Rachão do Basquete Feminino e Amigos Runners, Toda Vida;

Universidade Anhembi Morumbi, Confederação Brasileira de Aikido, Liga Sorocabana de Boxe, Cirepem, Associação Atlética XI de Agosto, Kendo Brasil, Guarda Civil Metropolitana,

Empresas: IBM Brasil, Fidelity Jundiaí,

SERVIÇO – Semana MOVE

De 22 a 30 de setembro de 2018
Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
Mais informações: http://brasil.semanamuevela.com/

Publicidade