Início Pindamonhangaba Pinda sobe no IDEB e é destaque da Educação na região

Pinda sobe no IDEB e é destaque da Educação na região

(Foto ilustrativa - divulgação/internet)
Publicidade

Pindamonhangaba se destaca com a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017, de 6.9 no ensino fundamental municipal, ficando acima da maioria das cidades da região, como Taubaté, Guaratinguetá, Bragança Paulista, entre outras.

O plano municipal de educação prevê a cada dois anos uma meta projetada (quanto o município tem que avançar na nota). Esse ano a meta da cidade era 6.3. O aumento destaca Pinda com 0.5 acima da projeção, superando até mesmo a meta projetada para 2021.

Outras notas na região foram Taubaté com 6.4; Guaratinguetá com 6.3; Aparecida com 6.7; Jacareí com 6.4 e Bragança Paulista, que tem número próximo de habitantes de Pinda, com índice de 6.4.

“Nos últimos tempos, possibilitamos que a escola tivesse acesso a várias outras condições de qualidade, lousa digital, internet e a própria manutenção das unidades”, afirmou o secretário de Educação, professor Júlio Valle. “Gostaria de parabenizar o trabalho de todos os educadores que colaboraram para que isso acontecesse, pois é fundamental a função que eles exercem em sala de aula”.

O índice foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e tem avaliação a cada dois anos, para monitorar e medir os avanços na qualidade do Ensino Fundamental e Médio no país.

Para o prefeito Isael Domingues, esse avanço é resultado de uma somatória de esforços de toda a equipe da Secretaria de Educação. “Temos que agradecer muito os professores e servidores da Educação por esta conquista, pois sabemos que nossa impossibilidade de realizar concurso público, por impedimentos da Justiça, é um obstáculo para que possamos investir ainda mais na educação. Porém, apesar das dificuldades, conseguimos investir na infraestrutura das nossas escolas, o que, com certeza, também refletiu neste resultado”, avaliou o prefeito.

Publicidade