Início Pindamonhangaba Pinda: Secretaria de Saúde promove dia D prevenção a Hepatite C

Pinda: Secretaria de Saúde promove dia D prevenção a Hepatite C

(Foto ilustrativa - divulgação/internet)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Saúde, promove neste sábado (28) o dia de D de prevenção a Hepatite C, no Shopping Pátio Pinda.

De acordo com o Setor de Infectologia da Secretaria de Saúde, a ação irá acontecer no Shopping Pátio Pinda, das 13 às 19 horas. A atividade irá contar com teste rápido para o diagnóstico com resultado de 10 a 15 minutos, e todos os adultos podem fazê-lo. Aqueles que tiverem diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento. A equipe de saúde estará posicionada para esclarecimentos e maiores informações.

A Vigilância Epidemiológica afirma que por se tratar de uma doença silenciosa, a Hepatite C é a que mais chama a atenção; pois ainda não há vacina, entretanto existe o tratamento. Diferentemente das Hepatites A,B,D que já dispõem de cobertura vacinal na rede do Sistema Único de Saúde.

A transmissão das hepatites pode acontecer através de transfusão de sangue, relação sexual sem proteção, ausência de higiene ou utilização de objetos contaminados como: agulhas, piercing, confecção de tatuagem, barbearias ou até mesmo por alicate de unha. Por esta razão, se deve ter atenção na prevenção das hepatites, pois quando não tratadas de forma adequada, podem ocasionar óbito por cirrose e câncer no fígado.

Publicidade