Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba adere à Campanha contra a Hepatite C

Pindamonhangaba adere à Campanha contra a Hepatite C

(Foto ilustrativa - divulgação/internet)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na segunda-feira (16), a campanha “Julho Amarelo” que tem como objetivo estimular a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento das hepatites.

A Vigilância Epidemiológica relata que por se tratar de uma doença silenciosa, a Hepatite C é a que mais chama a atenção pois ainda não há vacina, entretanto existe o tratamento. Diferentemente das Hepatites A, B, D que já dispõem de cobertura vacinal na rede do Sistema Único de Saúde.

A transmissão das hepatites pode acontecer através de transfusão de sangue, relação sexual, ausência de higiene ou utilização de objetos contaminados como: agulhas, piercing, confecção de tatuagem, barbearias ou até mesmo por alicate de unha. Por esta razão, se deve ter atenção na prevenção das hepatites, pois quando não tratadas de forma adequada, podem ocasionar óbito por cirrose e câncer no fígado.

Com intuito no diagnóstico, o município de Pindamonhangaba irá intensificar a testagem para hepatite C, com foco na população acima de 40 anos, e para toda a população que desejar.

A justificativa no foco acima de 40 anos se dá devido que somente após a década de 1990 se iniciaram os testes de diagnóstico desta doença, assim, podemos aferir a saúde dos pacientes que por alguma razão tiveram contato com a doença e até a presente data é desconhecida.

Os testes poderão ser feito nas seguintes unidades de saúde: Jardim Eloyna, Cidade Nova, Triângulo, Goiabal, Campinas, Maricá, Cidade Jardim, Arco Íris, Ipê e Vila São Benedito, das 8 às 11h30 e das 13 horas às 16 horas. O “Dia D” será sábado, 28 de julho, das 13 às 19 horas, no Shopping Pátio Pinda.

Publicidade