Início Taubaté Equipe do Samu realiza treinamento com o Exército em Taubaté

Equipe do Samu realiza treinamento com o Exército em Taubaté

Publicidade

Profissionais que integram a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participam na próxima quarta e quinta-feira 18 e 19 de julho, de um treinamento com militares do Comando de Aviação do Exército (Cavex) para o desenvolvimento de técnicas de embarque e desembarque de pacientes em aeronaves.

Entre os temas a serem abordados pelo treinamento, teórico e prático, estão técnicas de evacuação aeromédica, procedimentos de segurança para pousos e decolagens, aproximação de aeronaves com rotor acionado, zonas de perigo e demais rotinas operacionais.

Está prevista a participação de 144 profissionais do Samu entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Em documento encaminhado ao Exército, a coordenação do Samu destaca a ocorrência de acidentes com vítimas graves e distantes de bases descentralizadas em decorrência do território de abrangência e da malha rodoviária federal e estadual.

Em junho deste ano, militares do Cavex iniciaram treinamentos no Samu para aprimoramento das atividades de atendimento pré-hospitalar dentro do curso de Busca e Salvamento da Aviação do Exército.

O Samu foi implantado em 24 de novembro do ano passado, por meio do Cisamu, consórcio municipal que hoje reúne oito cidades e uma população de 425.909 pessoas. Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antonio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga integram o consórcio. O acionamento é por meio do telefone 192.

Publicidade