Início Destaque “A história real da reintegração do Pinheirinho” livro conta a versão do...

“A história real da reintegração do Pinheirinho” livro conta a versão do Coronel que comandou a ação

Foto: Nilton Cardin/Folhapress
Publicidade

Mais de dois mil homens, entre policiais militares, oficiais de justiça e agentes públicos, além de um complexo esquema logístico contendo centenas de veículos e milhares de detalhes a serem considerados em uma operação extremamente complexa e delicada. Essa foi uma ação de reintegração de posse que se tornaria a maior ação já feita na América Latina: a do Pinheirinho (São José dos Campos/SP) em 22 de janeiro de 2012.

A ação que teve em seu comando o Cel. PM Manoel Messias Mello, comandante da PM da região do Vale do Paraíba.

Passados cinco anos, o agora consultor de empresa e palestrante, Coronel Messias, decidiu pronunciar-se sobre o episódio e detalhar sua versão de tudo o que aconteceu naquela manhã de janeiro, apresentando e detalhando todas as técnicas empregadas.

“Simbiose com você mesmo: A história real da reintegração do Pinheirinho. Como vencer desafios” é um livro com 256 páginas, narrada em 1ª pessoa e rico em detalhes.

O prefácio foi confiado ao Coronel PM Álvaro Batista Camilo, então Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atualmente Deputado Estadual, que lhe atribuiu a tarefa de coordenar a ação, e o posfácio tem crédito do então Juiz Assessor do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Rodrigo Capez, que na época teria negado a competência da justiça federal e permitido a reintegração de posse por parte da PM.

Atualmente Capez é Juiz Auxiliar no Supremo Tribunal Federal.

O lançamento oficial em São José dos Campos será no dia 09/11, em São Paulo 23/11 e Bauru 30/11.

Publicidade