Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba cria Observatório Social, entidade que monitora os gastos do poder público

Pindamonhangaba cria Observatório Social, entidade que monitora os gastos do poder público

Presidente Nacional do Observatório Social, Ney da Nóbrega Ribas. Foto: Divulgação
Publicidade

Pensando em contribuir para uma sociedade mais igualitária, profissionais liberais e instituições de Pindamonhangaba se uniram para criar na cidade o Observatório Social. A palestra de sensibilização acontece hoje, às 19h, no auditório do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Na ocasião, o presidente Nacional do Observatório Social, Ney da Nóbrega Ribas,
estará presente explicando como funciona o Observatório, bem como suas
atribuições.

O Observatório Social do Brasil (OSB), entidade da sociedade civil, de fins não lucrativos, tem seus objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.

Democráticos e apartidários, os Observatórios Sociais – OS estão presentes em mais de 100 cidades de 19 estados brasileiros e já conseguiram, nos últimos 4 anos, pela atuação de mais de 3 mil voluntários, uma economia estimada em R$ 1,5 bilhões nas compras públicas.

O OS atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.

O objetivo com a criação de um Observatório Social em Pindamonhangaba é contribuir para o fortalecimento do controle social e disseminação da cultura da cidadania em favor de um país “Área Livre de Corrupção”.

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação e por meio do trabalho voluntário de seus membros, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Serviço: Palestra de Sensibilização para criação do Observatório Social
Dia: 08 de novembro de 2017
Horário: 19h
Local: Auditório do Sindicato Rural de Pindamonhangaba
Rua Frederico Machado, 65 – Centro – Pindamonhangaba

Publicidade