Início Variedades Zé Neto & Cristiano, Ana Castela e Jorge & Mateus comandam a...

Zé Neto & Cristiano, Ana Castela e Jorge & Mateus comandam a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos

Ana Castela Foto: divulgação
Publicidade

Com entrada gratuita todos os dias, vai acontecer entre os dias 12 e 28 de janeiro de 2024 a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba da cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Uma das festas mais esperadas da população valinhense e de toda a Região Metropolitana de Campinas promete agitar a região com grandes shows.

O evento, que será no Parque Monsenhor Bruno Nardini, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, e tem a realização, assim como no ano passado, da Organização Estrela, uma das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo.

Zé Neto & Cristiano Foto: divulgação

Grandes nomes da cena musical brasileira estarão se apresentando durante os nove dias de festa. Sertanejo, pagode e rock são alguns dos ritmos que irão embalar a festa e levar o público presente ao delírio. A abertura do evento, dia 12 de janeiro, fica com o show do grupo de pagode Pixote. Considerado um dos melhores shows da atualidade, Zé Neto & Cristiano cantam grandes sucessos da carreira no dia 13 de janeiro. No dia 14, a apresentação fica por conta da dupla Guilherme & Santiago.

A segunda semana de shows da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba começa no dia 19 de janeiro com o grande fenômeno do momento da música sertaneja, a “Boiadeira” Ana Castela, que tem arrastado multidões em seus shows. No dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade de Valinhos – Mayck e Lyan e Vini Drumond comandam o público presente. No dia 21 de janeiro, a Turma do Pagode se apresenta pelo segundo ano consecutivo na festa.

A última semana da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba começa no dia 26 de janeiro com o show de Jorge & Mateus, uma das duplas mais aclamadas da história da música sertaneja. No dia 27 de janeiro a festa fica por conta de Cezar & Paulinho. E encerrando com chave de ouro o evento, a banda de rock Ira! se apresenta. Além dos shows do palco principal, outros palcos espalhados pelo recinto terão artistas regionais se apresentando, fomentando a cultura local e ampliando o repertório oferecido.

Vale destacar o sucesso da festa no ano passado. O evento trouxe visibilidade à cidade de Valinhos sob diversos aspectos como a rede hoteleira, o comércio e o setor de serviços. Foram vendidas 140 toneladas de figo roxo e de outras frutas cultivadas na cidade e comercializadas durante o período da festividade. Durante os três finais de semana de evento, 256 mil pessoas passaram pelo recinto no Parque Monsenhor Bruno Nardini.

“A expectativa é que a festa supere o sucesso deste ano, quando a Prefeitura implantou um formato inédito. Novamente teremos grandes nomes da música brasileira para animar nosso evento de forma eclética, assim programação com nossos artistas, além dos demais atrativos e da presença dos nossos produtores rurais” comemorou o presidente da comissão organizadora, Ricardo do Vale, que também é secretário da Cultura.

AGROTURISMO E CITY TOUR

Todos os sábados e domingos dos três finais de semana do evento (dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de janeiro), das 9h às 16h, haverá os passeios de Agroturismo. O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes conhecerão lindas paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais. O valor do ingresso é de R$ 30,00 por pessoa.

Também aos finais de semana é possível realizar a City Tour pelos principais pontos turísticos de Valinhos como vinícolas, empórios e a casinha do figo com chocolate. O valor do ingresso é de R$ 25,00 por pessoa. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (19) 9 8153 7537.

PARQUE DE DIVERSÃO

Ao todo, o Parque de Diversão terá 20 tipos de brinquedos, permitindo que pessoas de várias idades possam aproveitar a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba. Terá brinquedos para quem gosta de muita emoção até quem prefere somente curtir com os filhos – kamikaze; disko; magic dream; samba; brucomela; crazy dance; amor express; roda gigante; autopista; barco viking; trenzinho; cama elástica; fusca; truck; carrossel; helicóptero; aviões; carrossel disney; dumbo; e tobogã inflável.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

A praça de alimentação terá opções para todos os gostos, do italiano aos lanches, incluindo muita guloseima. Terá ainda Barraca Italiana; o Festival do Torresmo; o Food Trucks (com lanches diversos); comida nordestina; Pizza Cone; Crepe Francês e Suíço; milho; porções; e espetinho.

Para quem gosta terá ainda churros; sorvete; doces; vinho; chopp, refrigerantes; e água de coco. Além da Tenda da Asserutil, com seus tradicionais lanches de calabresa, hambúrguer, pernil e mortadela, incluindo a parte de bebida (água com e sem gás, cervejas e refrigerantes).

INGRESSOS

Estão disponíveis para o público quatro tipos de ingressos: Pista, Área Vip Premium, Open Bar e Camarotes corporativos e individuais. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Tycket https://www.tycket.com.br/, ou na bilheteria do local. O evento terá entrada franca, todos os dias, até às 17h. Após esse horário, haverá cobrança de ingresso para os dias 13, 19, e 26 de janeiro. Para os setores Área Vip Premium, Open Bar e Camarote Corporativo e Individual, terão vendas de ingressos todos os dias. Às sextas-feiras os portões abrem às 17h e aos sábados e domingos às 9h. No dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade – os portões também irão abrir às 9h.

FESTA

A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939. Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza há décadas a tradicional festa. O evento conta com exposição e venda de frutas, praça de alimentação, shows, e claro, muitas comidas típicas. A festa teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). O principal incentivador do festejo foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini.

Uma das criações dele foi o Festival da Colheita, para a população comprar muitas frutas, entre elas o figo roxo. A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.

SHOWS

12/01 – Pixote (entrada franca)

13/01 – Zé Neto & Cristiano

14/01 – Guilherme & Santiago (entrada franca)

19/01 – Ana Castela

20/01 – Mayck e Lyan e Vini Drumond (entrada franca)

21/01 – Turma do Pagode (entrada franca)

26/01 – Jorge & Mateus

27/01 – Cezar & Paulinho (entrada franca)

28/01 – Ira! (entrada franca)

73ª FESTA DO FIGO E 28ª EXPOGOIABA
Data: 12 a 28 de janeiro

Local: Parque Monsenhor Bruno Nardini – Rua Dom João VI, 82 – Jardim Planalto – Valinhos/SP.

Mais informações: https://www.instagram.com/festadofigo.valinhos/

Publicidade