Início Destaque Higienização correta das mãos ajuda a prevenir doenças

Higienização correta das mãos ajuda a prevenir doenças

(Foto: Setor Saúde/divulgação)
Publicidade

Durante todo o dia nossas mãos são expostas aos mais diversos tipos de bactérias e micro-organismos, seja em casa, no trabalho e, principalmente, nas ruas. Por conta disso, uma higienização constante é considerada mais do que essencial. Por isso, não existe melhor maneira de acabar com eles do que limpando dedos, unhas e palmas. A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções.

Para o médico Carlos Alberto Buchpiguel, “o procedimento é essencial e ajuda a evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde uma vez que as mãos são uma das principais vias de transmissão de microorganismo”, conta.

A jornalista, Marcela Miranda, conta que sempre que usa transporte público limpa as mãos. “Eu ando com meu álcool em gel na bolsa, pois, onde eu estiver posso fazer uma limpeza fica mais fácil e rápido”, afirma.

A enfermeira, Angelica dos Anjos, explica que a higienização com solução alcoólica é a forma mais rápida de prevenir a contaminação por micro-organismos em qualquer ambiente. “Coloque um pouco de álcool em gel sobre as mãos e higienize palma com palma, dorso da mão esquerda e mão direita, polegares e ponta dos dedos”, explica.

A dona de casa, Fátima Aparecida da Silva, explica que não sabia que a limpeza das mãos era tão importante. “estou acostumada a sempre lavar as mãos, mas não imaginava que essa limpeza impedia tantas bactérias de nos infectar. Vou começar a prestar mais atenção quando for fazer a higienização”, finaliza.

Publicidade