Início São José dos Campos Restaurantes e bares abrem com expectativa de reduzir prejuízos em São José...

Restaurantes e bares abrem com expectativa de reduzir prejuízos em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A permissão para reabertura de bares e restaurantes, conforme decreto da Prefeitura publicado na última sexta-feira (24), motivou a abertura de muitos estabelecimentos, que se prepararam para esta nova fase da pandemia, segundo o Plano São Paulo.

De acordo com empresários do setor, a expectativa é que esta nova etapa ajude a reduzir os prejuízos da pandemia. 

João Ferreira Júnior, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de São José dos Campos e Região, afirmou que a situação é levemente animadora. “Há muito tempo os empresários esperavam por este momento de reabertura”, disse.

Os empresários esperam que o decreto da Prefeitura seja mantido nas próximas semanas, dentro dos protocolos estabelecidos. Segundo o dirigente, os consumidores ainda estão um pouco temerários quanto à segurança sanitária dos estabelecimentos.

Sobre isto, ele afirmou que os empresários que decidiram abrir estão trabalhando rigorosamente com as devidas precauções, tanto para os funcionários quanto para os clientes.

Motivação

Para Saint´Clair França de Sousa, proprietário de um restaurante na área central da cidade, a pandemia trouxe desestabilização financeira, que resultou na demissão de 50% do quadro de funcionários e muitas incertezas.

Segundo ele, o serviço de marmitex foi uma alternativa que tem ajudado a pagar 80% das contas, mas o déficit mensal é da ordem de 20%. Sobre recontratação de funcionários, o empresário afirma que, de imediato, isto não deverá acontecer, pois a reabertura está sendo bem limitada, inclusive o faturamento deve ser bem menor de que era antes. 

“A lição que tiramos dessa pandemia é que mesmo com todos os cuidados com fluxo de caixa que temos quando acontece um fato desse nunca estamos preparados. Mas estamos motivados. Espero que os clientes se sintam seguros em consumir nos restaurantes e que tudo volte ao normal e com segurança”, disse.


Publicidade