Vale News

Últimas Notícias:
Quinta, 21 de Agosto de 2014
Você está aqui: Home Geral Taubaté inaugura SEDES - Sistema Educacional de Desenvolvimento Social
 
 
 
Taubaté inaugura SEDES - Sistema Educacional de Desenvolvimento Social PDF Imprimir E-mail
Escrito por Redação   
Sex, 05 de Agosto de 2011 09:57
A prefeitura de Taubaté inaugurou na manhã da última quarta-feira (03), o SEDES - Sistema Educacional de Desenvolvimento Social.

Imagem: divulgação
Cerca de 1.500 pessoas compareceram ao evento, que teve como ponto alto uma série de homenagens realizadas no auditório do SEDES. Além de participar da entrega oficial, a população também teve à sua disposição diversas atividades de recreação e lazer na área livre do complexo.

O SEDES tem como patrono Moacyr de Alvarenga Peixoto, ex-vereador do município, e a Escola Municipal Integral de Ensino Fundamental, cujas aulas se iniciam na próxima segunda-feira, 8 de agosto, tem como patronesse Maria Aparecida Pereira Peixoto.

Já o auditório do SEDES recebeu a denominação de Auditório Antonio Carlos Viana Santos (ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo) e ao ginásio poliesportivo foi dada a denominação de Ginásio Áureo Antonio Marques Guimarães.

“Estamos muito felizes hoje, por podermos entregar para a população uma obra tão importante como esta”, destacou o prefeito.

Considerado o maior complexo educacional da região, o SEDES conta com escola, creche, auditório, quadras poliesportivas, piscina semiolímpica, quadras de tênis, além de lago e ampla área verde. Ao todo, são mais de 15.100 metros quadrados de área construída.

Construído numa área de 130 mil metros quadrados, o SEDES está localizado entre as avenidas Amador Bueno da Veiga e Benedito Elias de Souza, nas imediações de bairros como Jardim Santa Clara, Vila São José, Jardim Ana Rosa, Vila São Geraldo, Jaraguá e Água Quente.

Neste primeiro ano de funcionamento, a escola do SEDES atenderá cerca de 1.200 alunos do ensino fundamental. Já a creche atenderá 135 crianças entre 4 meses e 5 anos e meio de idade, em período integral e parcial – berçário I, berçário II, Maternal I, Maternal II e Jardim.

No total serão aproximadamente 125 funcionários, entre equipes gestoras, professores, estagiários, berçaristas, inspetores de alunos, seguranças, auxiliares de limpeza e merendeiras, entre outros.

O SEDES EM NÙMEROS

SEDES Vereador Moacyr de Alvarenga Peixoto
Área: 130 mil metros quadrados.
Custo: cerca de R$ 24 milhões.
Construção: Construtora CVS S/A.
Escola: 6.810,53 m2, com 20 salas de aula, além de 4 laboratórios, 2 bibliotecas (denominadas “Biblioteca Filósofo Visconde de Sabugosa”, pelo decreto n° 12.541, de 29 de julho de 2011 e “Biblioteca Municipal Reino das Águas Claras”, pelo decreto n° 12.542, de 29 de julho de 2011), elevador e piscina semiolímpica, entre outras dependências.
Auditório: 2.261,19 m2 (capacidade para 1.200 lugares), denominado “Auditório Municipal Desembargador Antonio Carlos Viana Santos” (decreto n° 12.539, de 29 de julho de 2011).
Creche/refeitório: 2.847,42 m2 (com capacidade para 150 crianças, com sala de consulta médica e controle pediátrico, ambulatório, laboratório de psicomotricidade, play ground e solarium; refeitório com capacidade para 500 refeições/dia).
Ginásio coberto: 2.654,18 m2 (com arquibancadas e duas quadras poliesportivas), denominado Ginásio Poliesportivo Áureo Antonio Marques Guimarães (decreto n° 12.540, de 29 de julho de 2011).
Quiosques (3): 530,14 m2
Área livre: oferece quatro quadras poliesportivas, campo de futebol, 3 quadras de tênis, 2 quadras de vôlei de areia, quiosques, lago e parque com diversas espécies de árvores.

TOTAL DE ÁREA CONSTRUÍDA: 15.103,46 m2.

O SEDES POR DENTRO

Escola Municipal Integral e de Ensino Fundamental Maria Aparecida Pereira Peixoto

Capacidade para atender 1.200 alunos, oferecendo ensino fundamental de nove anos e ensino integral.

Neste primeiro ano atenderá em período integral alunos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental.

Área da escola conta com prédio principal (para ensino regular e algumas modalidades do integral) e um prédio anexo (para integral e refeitório), além de área externa com duas quadras cobertas, uma piscina semiolímpica, um campo de futebol e área de recreação arborizada (com árvores preservadas no local).

Prédio principal: 20 salas para ensino regular, uma sala para recurso (com atendimento especializado), uma sala para Programa de Recuperação Paralela, um laboratório de informática, um laboratório de robótica, um laboratório de matemática, um laboratório de ciências, uma sala de arte, uma sala de dança, uma sala para estudos, uma brinquedoteca, uma biblioteca interna, uma sala de educação física, uma cantina, uma sala multimídia, um auditório interno com capacidade para 80 pessoas, uma sala de reunião pedagógica, uma sala para professores, com copa e banheiros privativos, dois vestiários, 14 banheiros e setor administrativo, como sala de direção, salas de vice-direção, secretarias, sala para grêmio estudantil, sala para APM, uma copa para funcionários e dois almoxarifados.

Prédio anexo: salas para as modalidades do ensino integral – leitura, auxílio-tarefa, recreação, música, artes gráficas, trabalhos manuais, teatro, apoio pedagógico, robótica e dança, além de pátio e refeitório com sanitários, lavabos e bebedouros.

Equipe pedagógica: cerca de 100 profissionais de educação, compondo equipe gestora, professores (19 P1 e 16 P3), estagiários, monitores, funcionários administrativos, inspetores de alunos, seguranças, auxiliares de limpeza e merendeiras, além do suporte pedagógico oferecido pela equipe multidisciplinar da secretaria de educação.

Início das aulas:8 de agosto de 2011 (2ª feira)

Creche Municipal Tenente PM AlexandreGhandi de Souza Lacerda

Neste primeiro ano atenderá 135 alunos em período integral e parcial – crianças de 4 meses a 5 anos e meio – berçário I, berçário II, Maternal I, Maternal II e Jardim.

Creche possui salas climatizadas, sala de TV, brinquedoteca e biblioteca, banheiros com vestiários e adaptados para portadores de necessidades especiais, dormitórios, refeitório com lavabo, almoxarifado, depósito, lavanderia, copa, secretaria, diretoria e sala de reunião.

Oferecerá sala de sono, solário, sala de banho com lactário e fraldáio, sala de estimulação específica para crianças de 4 meses a dois anos e meio.

Os alunos receberão cinco refeições diárias, com acompanhamento de nutricionista.

A equipe contará com 25 profissionais – direção, professor de apoio, professores (5), berçaristas, auxiliares de limpeza, merendeiras, segurança e suporte pedagógico pela equipe multidisciplinar da secretaria de educação.

Início das atividades: 8 de agosto de 2011 (2ª feira).