A Prefeitura de São José dos Campos firmou convênio com a faculdade Humanitas e a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) para ampliar os atendimentos aos parentes de pacientes em recuperação da covid-19.
O objetivo é que os alunos atendam, por meio de ligações telefônicas, as pessoas com comorbidades ou acima de 70 anos que estejam em contato com casos suspeitos ou positivos da doença.
Com base na análise de dados das pesquisas de monitoramento do contágio da doença no município, a Secretaria de Saúde percebeu que idosos acima de 70 anos e pacientes com doenças pré-existentes estão com agravamento mais rápido da patologia.
Em reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, em junho, ficou acordada a necessidade de rastreamento e bloqueio da transmissão da doença para contactantes.
Em uma estrutura montada no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, desde o dia 14 de julho estudantes do 5º ao 7º períodos de medicina da Humanitas e do curso de enfermagem da Univap dão apoio à Vigilância Epidemiológica fazendo o monitoramento por telefone e atualização do sistema de dados dos familiares de pacientes. Alguns médicos da rede pública já fazem o monitoramento dos casos suspeitos e positivos.
Os alunos que anteriormente já receberam aulas sobre a doença passam por treinamento para desenvolverem um atendimento humanizado e com embasamento para orientar os munícipes.
Cerca de 100 estudantes dos dois cursos já estão na lista de participantes do projeto, sendo que as inscrições podem ser feitas nas secretarias das faculdades.
Divididos em dois grupos de no máximo 12 alunos, os atendimentos ocorrem das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. Essa estratégia conta com um professor da faculdade e um técnico da Vigilância Epidemiológica para orientar os estudantes. Os atendimentos continuarão por todo o período de pandemia e os cronogramas serão definidos em cada mês.
- Conheça 5 opções de passeio em Campos do Jordão para o Dia das Mães
- Sindicato dos Metalúrgicos conquista R$ 318 mil para ex-trabalhadores da Caoa Chery
- Mutirão de melhorias técnicas da EDP beneficia mais de 15 mil residências e comércios em Jacareí e Caçapava
- CCR RioSP prevê mais de 960 mil veículos na Via Dutra e Rio-Santos durante o feriado do Dia do Trabalho
- Sindicato está com inscrições abertas para cursos gratuitos de informática
- CCR RioSP e Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba realizam ação de saúde no Ponto de Parada e Descanso (PPD) da Via Dutra
- Senac Pindamonhangaba promove a Semana de Educação Inclusiva
- Madrid Open Mall leva 50 assistidos pelo GAIA para conhecer exposição de brinquedos antigos
- EDP debate o futuro da energia no Web Summit Rio
- Mateus Herdy e Daniella Rosas faturam etapa de São Sebastião do Circuito Banco do Brasil de Surfe
- Parque Capivari celebra 151 anos de Campos do Jordão com passeio de teleférico gratuito
- Festa Literária da Mantiqueira: Santo Antônio do Pinhal sedia a 7ª FLIMA de 15 a 18 de maio
- Ecomuseu dos Campos de São José realiza plantio de mais de 10 mil árvores nativas em São José dos Campos
- Um amor que acompanha sempre: Via Vale homenageia as mães com campanha especial
- Com o tema “O amor que brilha”, Shopping Pátio Pinda inicia campanha de Dia das Mães