A Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia neste sábado (17) o 4º Encontro de Pontos de Apoio aos Peregrinos. O evento será realizado no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas, das 8h às 14h.
Na ocasião, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá apresentar um balanço da Operação Aparecida 2024 e o planejamento para 2025.
O encontro irá alinhar a estratégia para os cerca de 120 Pontos de Apoio aos Peregrinos que se instalam na Via Dutra, entre os dias 3 e 12 de outubro. Neste período, em 2024, mais de 37 mil pessoas caminharam pela rodovia no ano passado rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, segundo a PRF.
A UNITAU atua com a Operação Padroeira em cinco pontos de apoio. Em 2024, cerca de 450 universitários dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Estética e Cosmética, além de professores, participaram da ação entre 9 e 12 de outubro. A atividades também contou com estudantes dos cursos de Comunicação Social e História.
Ao longo destes quatro dias, os alunos voluntários ofereceram serviços e orientações de saúde e bem-estar de graça para os peregrinos.
“O objetivo da Operação Padroeira é prestar atendimentos aos peregrinos que vão a Aparecida. Além disso, há troca de experiências com nossos alunos para eles colocarem em prática o que aprendem em sala de aula”, explica a coordenadora da Operação Padroeira, Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva.
Para Sérgio Ricardo, organizador do evento, com o crescente número de romeiros na Via Dutra, é importante garantir qualidade e segurança no trajeto. “Esse apoio é fundamental para que o peregrino consiga cumprir sua jornada com a máxima segurança, seja ela de saúde, alimentar ou viária”.
Ações como essa reforçam o compromisso da Universidade de Taubaté com os ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Essa ação está ligada aos ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade).
ATT: Interessados em fazer a cobertura, favor enviar e-mail para imprensa@unitau.br