Início Variedades Curso sobre competências socioemocionais do programa Caminhos para a Cidadania tem avaliação...

Curso sobre competências socioemocionais do programa Caminhos para a Cidadania tem avaliação 100% positiva dos participantes

Publicidade

Capacitação promovida pelo programa entre os meses de junho e agosto trouxe atividades e reflexões sobre como gerenciar as emoções no dia a dia, incluindo as atitudes no trânsito

O programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto CCR, com apoio da CCR NovaDutra, ofereceu aos professores de escolas participantes da iniciativa, entre os meses de junho e agosto, o curso de Competências Socioemocionais, na plataforma EaD do programa, com o objetivo de proporcionar aos educadores reflexões que os  ajudarão a colocar em prática as melhores atitudes no trânsito por meio do gerenciamento das suas próprias emoções. Dentro desse conteúdo, eles também receberam diversas sugestões de atividades que puderam ser aplicadas com os alunos.

Os professores foram convidados para se inscreverem no curso. No 1° semestre matricularam-se 2.787 professores e, desses, 2.269 foram aprovados, um aproveitamento de 85%. Este percentual é 54% maior em relação ao aproveitamento no curso EaD oferecido no primeiro semestre de 2019.

Ainda, 96% dos professores aprovados fizeram questão de deixar um depoimento sobre o curso dentro dos painéis das aulas, sendo que 100% desses comentários foram positivos. “É uma grande satisfação saber que o programa contribuiu com os professores e alunos em seu dia a dia. O tema foi muito elogiado e vale destacar que havia sido escolhido por eles numa pesquisa, realizada em 2019. O curso trouxe reflexões que as pessoas podem levar para seu cotidiano”, destaca Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa.

Entre as atividades aplicadas junto aos alunos, esteve o filme Divertidamente, que aborda as diferentes emoções de uma protagonista infantil. Posteriormente, os estudantes avaliaram suas próprias emoções associando a fatos que vivenciaram, relatando-as por meio de diários e redações. Até o final do ano, novos cursos serão disponibilizados aos educadores do programa, bem como novas atividades serão sugeridas para atuação junto aos estudantes. Na via Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até julho de 2020, foi voltado a 4º e 5º anos e posteriormente se estendeu também aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.com.br.


Publicidade