Início São José dos Campos Colégio Poliedro oferece palestra on-line com sobreviventes da explosão nuclear em Hiroshima

Colégio Poliedro oferece palestra on-line com sobreviventes da explosão nuclear em Hiroshima

Junko Watanabe, Takashi Morita e Kunihiko Bonkohara (Crédito das fotos: Joelma do Couto)
Publicidade

Explosão completa 75 anos neste mês; encontro será transmitido pelo YouTube e busca ampliar o entendimento dos estudantes sobre esse fato histórico

No dia 02 de setembro, o Colégio Poliedro promoverá uma palestra virtual com três sobreviventes da explosão nuclear em Hiroshima, episódio que completou 75 anos neste mês.

A palestra será transmitida ao vivo, das 18h30 às 20h, no canal do Poliedro no YouTube: http://youtube.com/tvpoliedro. O objetivo é proporcionar aos alunos, e ao público em geral, um maior entendimento desse marcante fato histórico.

A explosão da bomba nuclear em Hiroshima aconteceu no dia 6 de agosto de 1945, durante a 2ª Guerra Mundial, e as ocorrências em Hiroshima e Nagasaki compõe o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis. Mais de 130 mil pessoas morreram em decorrência da explosão. Junko Watanabe, Kunihiko Bonkohara e Takashi Morita são alguns dos sobreviventes dessa tragédia e, atualmente, moram em São Paulo. O encontro será mediado pelo professor de Física do Colégio e Curso Poliedro, Alexandre Sasaki, e pelo professor André Lopes Loula, representante da Associação Hibakusha Brasil pela Paz, da qual os sobreviventes fazem parte.

Os sobreviventes vivenciaram momentos terríveis e perderam familiares e amigos. Mesmo assim, mantiveram a perseverança, a vontade de viver e a vontade de ajudar outras pessoas. Eles irão compartilhar suas experiências na época do acontecimento e contar como tudo isso impactou suas formas de pensar e lidar com a vida.

O coordenador do Colégio Poliedro de São Paulo, Luiz Otávio Ciurcio Neto, explica que o evento também tem como propósito estimular o senso de empatia e de perseverança nas pessoas.

“No momento atual, a mensagem de pessoas que superaram uma situação tão difícil pode ser um estímulo importante para o sentimento de perseverança. A comunidade escolar e outros públicos terão contato com sobreviventes da terrível explosão nuclear de Hiroshima, sendo que um deles possui 96 anos. Certamente será um momento muito rico para todos”.

✏️ 📝 Bônus: ALFABETO CURSIVO – PEQUENAS LEITURAS – ATIVIDADES INTERATIVAS 📝✏️

Projeto Hibakusha demonstra o que a bomba atômica significa para quem vivenciou o momento

O participante Takashi Morita é autor do Projeto Hibakusha, um livro reportagem metalinguístico e em quadrinhos que acompanha um jornalista brasileiro até o Japão para entender o que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima significou para as pessoas que vivenciaram o momento.

É dividido em três partes. Na primeira, o jornalista vai para São Paulo conversar com Takashi Morita, que era um soldado ativo em Hiroshima no dia da explosão e, hoje, se tornou ativista contra o uso de armas nucleares; na segunda, a entrevistada é a senhora Junko Watanabe, que tinha apenas dois anos quando a bomba explodiu e foi atingida pela chuva radioativa; na terceira, os quadrinhos ganham maior destaque, relatando as vivências dos entrevistados de forma ilustrada.

Sobre o Colégio Poliedro

Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Colégio Poliedro tem como objetivo formar e transformar jovens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e do Ensino Médio em cidadãos atuantes, protagonistas e conscientes de seu papel e de sua responsabilidade na sociedade.

Com aprendizado fundamentado na formação integral, respeitando a subjetividade e os objetivos de cada estudante, a instituição preza pelo pleno aprendizado, com suporte individualizado, que prepara a criança e o adolescente para os desafios do futuro.

A partir do processo de reinvenção contínua, o Colégio Poliedro investe progressivamente em ambientes estimulantes, inovações tecnológicas, metodologias comprovadas e num corpo docente capacitado para oferecer ao aluno uma formação completa e de qualidade.

Para saber mais a respeito do Colégio Poliedro, acesse: http://www.colegiopoliedro.com.br.


Publicidade