Início Aparecida Semana Nacional da Família acontece em todo o Brasil

Semana Nacional da Família acontece em todo o Brasil

shutterstock
Publicidade

Promovida pela Pastoral Familiar, a Semana Nacional da Família é uma expressão muito forte da pastoral em todo o país. Começou com uma programação especial dentro da Igreja e depois descobriu uma vocação missionária. Em 2020 o lema refletido é: Eu e minha casa serviremos ao Senhor – (Js 24-15)

Hoje, a Semana da Família é preparada para que as pessoas possam levar conscientização para a sociedade. Do Dia dos Pais até o dia 15 de agosto – a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Vida e Família da CNBB, elabora o subsídio “Hora da Família”. Neste ano de 2020, o material ganhou duas versões, uma com encontros mensais e outra especialmente preparada para a Semana Nacional da Família, agora chamada “Hora da Família Especial”.

Hora da Família se coloca a serviço da Igreja e da construção do Reino de Deus, começando nas famílias. “Aproveitem cada encontro e animem sua comunidade a vivenciarem os temas propostos como um itinerário de aprofundamento da fé em família a serviço da comunidade”, comenta o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família, Dom Ricardo Hoepers.

Conheça a Pastoral Familiar no Brasil

Pastoral Familiar no Brasil tem a sua base de trabalho na comunidade paroquial e se organiza em nível nacional, por regionais, por dioceses e também por paróquias, onde acontece, de fato, o desenvolvimento dos trabalhos. Algumas tarefas sempre são apropriadas para a Pastoral Familiar, como, por exemplo:

Preparar noivos;

Atender casais de segunda união;

Acompanhar a formação de famílias em conflito e com desestruturação.

Segundo informações da Comissão Episcopal para a Vida e a Famíliatoda a Igreja é Família e, portanto, todas as atividades dizem respeito à pastoral. Sendo assim, torna-se um grupo articulador dentro da Igreja.

Desafios

O grande desafio da Pastoral Familiar atualmente é o de apresentar ao ser humano uma opção diante da variedade de filosofias, conceitos, ideias e religiões. De acordo com a Comissão Episcopal, a Igreja Católica tem consciência da importância da família, mas muitos não têm. Então, é preciso que a Igreja entre por dentro das próprias estruturas, junto com a Pastoral Familiar, somando com as diversas pastorais, como a Catequese, a Pastoral da Juventude, com o trabalho feito pela Pastoral Carcerária, com a Pastoral da Criança e tantas outras pastorais da Igreja.

Avanços

A Comissão Episcopal para a Vida e a Família classifica que é preciso haver avanços não só em um aspecto, mas em muitos:

Que pastoral não se forme como um grupo fechado dentro das comunidades a falar da família;

Que seja um leque articulador de toda a comunidade;

Que a Igreja a entenda como um eixo de toda a evangelização dentro da comunidade, mas, ao mesmo tempo, saber que fora da Igreja também há um campo de articulação;

Que ajude incentivando definições de políticas públicas e leis que favoreçam a família;

Que cada vez mais forme famílias sólidas.

.:: Vida explica tudo sobre a Pastoral Familiar no Brasil 

Outras iniciativas da Pastoral

Semana Nacional da Vida

Em outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. A iniciativa é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. É um momento propício não só para celebração, mas também para reassumir o compromisso de defesa da vida, em todas as suas fases. O objetivo é propor à sociedade o debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até o seu fim natural.

Hora da vida

Para a celebração da Semana Nacional da Vida, a Comissão Vida e Família e a Pastoral Familiar preparam anualmente o subsídio “Hora da Vida“, com conteúdos para reflexão, orações e informações relacionadas à vida e à sociedade.

Simpósio e a peregrinação das Famílias em Aparecida

Santuário Nacional de Aparecida acolhe todos os anos a Peregrinação e o Simpósio Nacional das Famílias. Antes da pandemia, o evento acontecia sempre no mês de maio, com programação no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e na Basílica do Santuário Nacional.

A Igreja tem se preocupado com a formação dos agentes que são da Pastoral Familiar. Portanto, foi estabelecido um dia por ano para que todos se encontrem. É o primeiro momento de concentração das famílias de todo o Brasil durante o ano. O simpósio engloba:

Dia de estudo;

Trata de temas fundamentais sobre família e sociedade;

Ouve-se testemunhos;

Momentos de oração.


Publicidade