Início Variedades Santuário do Pai das Misericórdias reabre dia 16 de agosto com limite...

Santuário do Pai das Misericórdias reabre dia 16 de agosto com limite de 348 pessoas por celebração

Foto: Divulgação/Santuário Pai das Misericórdias
Publicidade

Neste domingo (16/08/2020), o Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), será reaberto para as celebrações, com a presença limitada de fiéis, observando critérios e diretrizes sanitárias.

Depois de quase cinco meses com suas atividades apenas transmitidas pelos Meios de Comunicação, os fiéis poderão voltar a participar das missas às 7h, 9h30, 12h, 15h e 18h, no domingo, e durante os outros dias da semana, conforme os horários disponíveis no site: /santuario.cancaonova.com/missas/.

De acordo com a legislação municipal e estadual, a Canção Nova definiu o limite de 348 pessoas por celebração. O acesso será feito por ordem de chegada, por isso, recomenda-se estar no local com 30 minutos de antecedência. O Santuário disponibilizará álcool em gel na entrada dos fiéis, que deverão usar máscaras e manter o distanciamento durante a presença e locomoção no espaço sagrado.

Considerando que parte da estrutura de acolhimento de peregrinos na cidade ainda não está em pleno funcionamento, recomenda-se que as peregrinações de lugares mais distantes aguardem mais um tempo para visitar o Santuário com conforto e segurança.

Para mais informações acesse: (paidasmisericordias.com).

Veja abaixo perguntas e respostas que preparamos para que você saiba os procedimentos de prevenção a COVID-19 nas visitas ao nosso Santuário.

1) Quero visitar o Santuário do Pai das Misericórdia. Quais são os procedimentos de prevenção à COVID-19 no local?

Para visitar o Santuário do Pai das Misericórdias será obrigatório o uso da máscara de proteção, o distanciamento social e a higienização das mãos.
Seguimos os protocolos do governo do Estado de São Paulo, do município de Cachoeira Paulista e as orientações Litúrgico-Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

2) O uso de máscara será obrigatório?

Sim, para a saúde e segurança de todos, a partir de dois anos de idade, o uso de máscara é obrigatório tanto no interior do Santuário do Pai das Misericórdias quanto do lado externo.

3) Vocês disponibilizarão de forma gratuita, máscaras para quem estiver sem?

Não. É necessário que o peregrino venha para a Santa Missa com a sua máscara. O uso é obrigatório e, portanto, por questão de segurança, não será permitida a entrada do peregrino sem a máscara.

4) Que cuidados com a higienização foram adotados pelo Santuário do Pai das Misericórdias?

O Santuário do Pai das Misericórdias e toda a Canção Nova oferecem, na entrada e nos principais pontos de visitação, totens com álcool em gel para higienização frequente das mãos. Na entrada do Santuário teremos também os tapetes sanitizantes para higienização dos pés. O interior do Santuário será higienizado nos intervalos, entre as celebrações das Santas Missas, com produto sanitizador, o mesmo que é utilizado em UTIs para limpeza.

5) Como os fiéis ficarão organizados para a participação nas Missas?

No portão de entrada da Canção Nova, o peregrino passará por controle de acesso, aferição de temperatura, e terá álcool em gel disponível para utilização. Deverá seguir o caminho indicado que o levará à entrada do Santuário do Pai das Misericórdias, onde será orientado quanto ao local que ocupará para acompanhar a Celebração Eucarística. Os bancos também possuem setas indicativas para assegurar o distanciamento necessário entre as pessoas.

6) Como será feito o controle de entrada nas celebrações?

O acesso se dará através da Porta Santa, porta central do Santuário do Pai das Misericórdias, conforme sinalização com placas indicativas. As saídas serão exclusivas, dos dois lados do altar, não sendo permitido o retorno das pessoas pela Porta Santa, para a segurança de todos.

7) Quais serão os horários das missas?

Segunda-feira: 7h, 12h , 15h30 e 18h
Terça-feira: 7h, 12h e 18h
Quarta-feira: 7h, 12h, 18h e 20h
Quinta-feira: 7h, 12h, 16h e 18h30
Sexta-feira: 7h, 12h e 18h
Sábado: 7h, 12h, 16h e 18h
Domingo: 7h, 9h30, 12h, 15h e 18h

8) É necessário fazer agendamento para participar das celebrações?

Não. Caso o número de peregrinos ultrapasse o número permitido, convidamos as pessoas a participar da Santa Missa no próximo horário disponível.

9) Vou com a minha família para a Santa Missa. Quais cuidados devo ter?

Todas as pessoas deverão fazer uso de máscaras de proteção (com exceção das crianças com menos de dois anos de idade, conforme orientação do governo estadual), manter o distanciamento social, evitar tocar objetos e manter as mãos higienizadas.  

Para segurança de todos, não recomendamos a participação dos seguintes grupos de pessoas:
– Idosos , que tenham 60 anos ou mais;
– Pessoas que apresentem sintomas de gripe, independente de alteração de temperatura, ou outro sintoma compatível com a infecção pelo novo coronavírus;
– Pessoas que tiveram contato com pessoa infectada ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
Orientamos que essas pessoas continuem acompanhando as celebrações pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

10) Preciso chegar mais cedo para garantir o meu lugar?

A Canção Nova recomenda que o peregrino chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência da Celebração Eucarística, para que ele possa estacionar seu veículo, passar pelo controle de acesso, mantendo o distanciamento necessário e se acomodar no seu lugar nos bancos permitidos, sinalizados, no Santuário do Pai das Misericórdias.

11) Como será a comunhão?

No momento da comunhão, somente sob a espécie de pão, não será necessário responder “Amém”.  Esta resposta será de forma coletiva, antes da distribuição da Sagrada Comunhão. Os Ministros Extraordinários da  Sagrada Comunhão se deslocarão do altar em direção aos peregrinos, que permanecerão em seus lugares. Eles serão acompanhados por auxiliares que farão a higienização de suas mãos antes de oferecer a comunhão nas mãos de cada fiel. Todos devem permanecer de máscara, retirando pelas alças, apenas para comungar. Ela deve ser colocada novamente, também através das alças após a comunhão. O fiel poderá permanecer em pé ou sentado. Por segurança os genuflexórios não estarão disponíveis para utilização.

12) Como faço para marcar uma intenção de missa?

Você pode fazer o pedido de intenção de missa no site do Santuário, na página https://santuario.cancaonova.com/intencao-de-missa-e-pedido-de-oracao/, ou ligar para nossa central de atendimento pelo telefone (12) 3186-2600 e falar com um de nossos atendentes.

13) O estacionamento do Santuário do Pai das Misericórdias está funcionando?

Sim, porém com capacidade reduzida para manter o distanciamento social neste tempo.  Após preencher todas as vagas no estacionamento em frente ao Santuário, os veículos serão direcionados para o estacionamento próximo à entrada de pedestres da Chácara de Santa Cruz, que fica próximo da Acolhida da Canção Nova.

14) Há locais para alimentação?

Ainda não estarão abertos os locais para alimentação na Chácara de Santa Cruz. Recomendamos que os peregrinos se alimentem antes de virem para a celebração da Santa Missa. A Canção Nova segue as orientações do Plano São Paulo e dos decretos municipais, portanto, aguarda a liberação para reabertura dos locais de alimentação.

15) Posso levar minha caravana ao Santuário do Pai das Misericórdias?

Neste momento, a Canção Nova não aconselha a vinda das caravanas, por questões de segurança e saúde. O documento “Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID–19” recomenda que peregrinações, procissões, festas, romarias, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares em grandes grupos, passíveis de forte propagação da epidemia, continuem suspensas até novas orientações. 

Também recomendamos que o peregrino consulte o site da prefeitura da cidade de Cachoeira Paulista -SP (http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/) para se manter atualizado sobre qualquer publicação a respeito dos protocolos locais. 

16) Como serão realizadas as confissões?

Por enquanto não podemos realizar as confissões, aguardamos a liberação proveniente do protocolo municipal da cidade de Cachoeira Paulista-SP. Assim que recebermos a liberação, daremos início ao atendimento de confissão sempre visando à segurança para o sacerdote e para o peregrino, seguindo todas as orientações e protocolos sanitários em vigência.

Acompanhe as informações no site do Santuário paidasmisericordias.com

17) Como será o acesso à  Sala das Graças Alcançadas?

O acesso será exclusivo pelas duas rampas de saída do Santuário do Pai das Misericórdias. O fluxo de pessoas será unidirecional e teremos um colaborador para controlar a quantidade e fluxo de pessoas na sala. Para a visita à Sala das Graças Alcançadas é obrigatório o uso da máscara, distanciamento e higiene das mãos (será disponibilizado álcool em gel para o peregrino na entrada).

18) Posso participar do terço da Misericórdia, que é rezado às 15h no Santuário do Pai das Misericórdias?

Não. Respeitando o decreto municipal de Cachoeira Paulista-SP, somente as missas estão liberadas com a devida limitação de pessoas no Santuário. Mas você poderá acompanhar o terço, os demais programas de TV e palestras ao vivo, pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

19) Como será o acesso e as regras para visitação dos pontos turísticos da Canção Nova, será permitido junto da reabertura do Santuário do Pai das Misericórdias?

Por enquanto, somente as missas realizadas no Santuário do Pai das Misericórdias estarão abertas ao público. A data de abertura de outros  pontos de visitação, com suas regras, poderão ser acompanhadas em nossos sites (cancaonova.com e paidasmisericordias.com)

20) A Loja Santuário do Pai das Misericórdias está funcionando?

Sim, a Loja Santuário do Pai das Misericórdias oferecerá atendimento ao público, respeitando o número permitido de pessoas e seguindo todas as normas sanitárias preventivas. Seguindo decreto municipal, seu horário de funcionamento será das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

21) O restaurante,  padaria e lanchonete estarão funcionando?

A Canção Nova segue as orientações do Plano São Paulo e dos decretos municipais, e aguarda a liberação para reabertura dos locais de alimentação.

22) Será comercializada água?

Acompanhando os horários das missas, o quiosque próximo ao Santuário do Pai das Misericórdias, estará comercializando água, porém não haverá mesas para acomodação no local. Após adquirir sua água, o peregrino deverá dirigir-se ao Santuário do Pai das Misericórdias ou à saída. No local será disponibilizado o álcool em gel para higienização das mãos. O peregrino precisa permanecer de máscara durante a compra, retirando-a somente para beber a água e colocando-a de volta imediatamente após o consumo.

23) A Loja Canção Nova estará funcionando?

Por enquanto a Loja Canção Nova, situada em Cachoeira Paulista-SP, permanece fechada, porém seus produtos podem ser adquiridos pelo site: loja.cancaonova.com. 

Acompanhe em nosso site cancaonova.com as atualizações sobre a reabertura.

24) Há limite de pessoas nos sanitários?

Sim, seguindo os protocolos de saúde e prevenção, a capacidade será reduzida para 35%.

25) Se eu ou alguém que estiver me acompanhando sentir algum mal estar, há atendimento médico local?

Em caso de mal estar, basta pedir ajuda de um de nossos colaboradores. A Canção Nova encaminhará você a um centro médico. 

26) Posso fazer pagamento em dinheiro/moedas nos quiosques e lojas?

Sim, porém recomendamos o uso de cartões para a compra dos produtos para evitar o manuseio de notas e moedas. Também aconselhamos que as pessoas lavem ou higienizem suas mãos com álcool gel após o manuseio da maquineta de cartão ou notas/moedas. 

27) A Pousada da Canção Nova , demais pousadas e hotéis da cidade estão funcionando?

Não. Os protocolos do governo estadual de São Paulo e do município não autorizaram a reabertura deste tipo de estabelecimento/serviço. 

28) A Canção Nova está aberta?

Não, somente o Santuário do Pai das Misericórdias está aberto com o limite de 348 pessoas por celebração.


Publicidade