Início Pindamonhangaba Fase amarela traz nova flexibilização e Prefeitura de Pinda pede maior responsabilidade...

Fase amarela traz nova flexibilização e Prefeitura de Pinda pede maior responsabilidade individual

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba definiu as suas novas regras da flexibilização anunciadas pelo governo do Estado, através do Plano São Paulo, para reabertura de setores da economia durante a quarentena de combate ao coronavírus.

O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 analisou o decreto estadual e definiu as novas regras que comércio e prestadores de serviço da cidade deverão seguir. A novidade foi a ampliação para 6 horas do horário de atendimento do comércio em geral e a abertura de setores até então restritos de atuar como, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias e clube.

Resumidamente as novas regras para os setores são:
*Escritório e Imobiliária – 6 horas diárias para atendimento presencial
*Comércio em Geral – Segunda a sexta (10h às 16h) e Sábado (8h às 14h)
*Shopping Center – Segunda a domingo (13h às 19h). Praça de alimentação deve seguir o mesmo horário.
*Academia e Clube – Segunda a sábado (6h corridas ou dois turnos de 3 horas), Proibido aulas em grupo e funcionamento após 21h.
*Salão de Beleza e Barbearia – Segunda a sábado (6h corridas ou dois turnos de 3 horas).
*Restaurante – 6h diárias, com atendimento somente até às 17h, após esse horário poderá atender delivery e drive thru. Após 14 dias na fase amarela, poderá optar em atender até 22h.

*Bar, Choperia e afins – Segunda a sábado (11h às 17h), após esse horário somente delivery e drive thru. Após 14 dias na fase amarela, poderá optar em atender até 22h.

*Padaria e Lanchonete – Consumo no local de segunda a sábado (6h corridas ou dois turnos de 3 horas).

Os estabelecimentos são obrigados a preencher um termo de compromisso e responsabilidade via protocolo digital 1 Doc, deixando visível na sua entrada qual é o seu horário de funcionamento e o limite de atendimento máximo autorizado (40% no máximo, exceto academia que deve funcionar com até 30%). O horário para atendimento presencial não prejudica o atendimento delivery e drive thru.

Responsabilidade individual
A Prefeitura reforça que com o avanço para os setores comerciais retornarem suas atividades, torna-se necessário aumentar os cuidados com a prevenção e faz um apelo aos estabelecimentos comerciais para que sejam rigorosos no cumprimento do protocolos de segurança, cuidados na higiene e preservação do distanciamento em seu interior.

“O vírus nos fez perder muitas coisas, aos poucos estamos reconquistando. Para não retroagir agora, mais do que nunca precisamos da ação mais eficaz: a responsabilidade individual”, afirmou o prefeito Isael Domingues.

Segundo o prefeito, os casos tendem a aumentar constantemente devido ao avanço da testagem em Pindamonhangaba, mostrando um quadro mais real do contágio do vírus. Até o presente momento tanto a rede pública quanto a particular já realizaram mais de 5 mil testes na cidade e com a doação de mais 10 mil unidades que o município vai receber, os casos tendem a crescer, bem como podemos controlar melhor a sua transmissibilidade, sem lotar nossos leitos hospitalares e na tentativa de reduzir ainda mais a atual porcentagem de letalidade (2,2%).


Publicidade