Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos agiliza averiguação de casos de violência...

Prefeitura de São José dos Campos agiliza averiguação de casos de violência doméstica

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

Uma mudança feita na tramitação interna das solicitações que chegam via 156 sobre situações de violência está trazendo mais agilidade e eficiência nos atendimentos feitos pelos Creas (Centro Especializado de Assistência Social).

Desde o início de agosto, as solicitações passaram a ser encaminhadas diretamente às unidades, o que significa que a demanda passa pela avaliação imediata da equipe especializada, possibilitando uma averiguação mais rápida da situação de violência sobretudo aquela contra idosos, mulheres e crianças.

No processo anterior, todas as demandas eram encaminhadas para a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, onde passavam por uma triagem para depois serem enviadas às coordenações especializadas. Somente após a análise do coordenador geral, a demanda era encaminhada ao Creas para apuração da denúncia sobre violência.

Para o coordenador do Creas Centro/Norte, Ralpho Costa, psicólogo e servidor de carreira da Prefeitura há 26 anos, a reorganização do fluxo de solicitações está trazendo mais efetividade ao dia a dia dos profissionais dos Creas, além de proporcionar a quem recorre ao 156 uma resposta mais rápida. “Como a solicitação chega imediatamente para nós, a avaliação é feita na hora e já temos condições de agendar a visita ou uma conversa com a família. Isso possibilita ações mais rápidas sobre a situação de violência, além de proporcionar a quem fez a solicitação a certeza de que o pedido foi acolhido”, concluiu.

Para operar o sistema, as equipes dos Creas passaram por uma capacitação realizada pelo Departamento de Integração Comunitária da Secretaria do Apoio Social ao Cidadão, em parceria com o Departamento de Gestão Estratégica da Prefeitura.

Trabalho integrado

Embora uma das funções do Creas seja averiguar denúncias de violência, o serviço não tem poder de polícia, de forma que, de acordo com a situação relatada ou verificada, os profissionais podem solicitar, por exemplo, apoio das forças de segurança e órgãos do judiciário.

Creas

As unidades do Creas oferecem atendimento e acompanhamento especializado para as situações de violação de direitos que envolvem mulheres, público LGBT, homens, pessoas com deficiência, idosos e crianças.

Serviços
• Escuta qualificada feita por psicólogos e assistentes sociais
• Averiguação de denúncias de maus tratos contra idosos
• Avaliação e encaminhamento de idosos para abrigos de longa permanência
• Acompanhamento de famílias com crianças e adolescentes desligadas de abrigos que retornaram para o convívio familiar
• Realização do atendimento emergencial às mulheres em situação de violência e encaminhamento ao serviço específico
• Encaminhamento de mulheres com medida protetiva para o abrigo protegido
• Encaminhamento para abrigos femininos e de famílias
• Inserção do programa Pró-Trabalho
• Atendimento de demandas espontâneas ou encaminhadas pela rede
• Atendimento de criança, adolescente e seus familiares em situação de violências doméstica e sexual; averiguação e diagnóstico de todas as denúncias e notificações encaminhadas pelo Conselho Tutelar
• Promoção do atendimento aos casos confirmados de Violências Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes
• Acompanhamento de adolescentes em conflito com a Lei no cumprimento de medidas sócio educativas


Publicidade