Início São José dos Campos Em São José dos Campos, Urbam lança cartilha sobre descarte correto de...

Em São José dos Campos, Urbam lança cartilha sobre descarte correto de lixo

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos e a Urbam (Urbanizadora Municipal) lançaram uma cartilha com informações sobre a forma correta de descarte dos resíduos durante a pandemia do novo coronavírus. A cartilha está disponível no site da Prefeitura de São José dos Campos e também no site da Urbam.

Em caso de confirmação ou suspeita da Covid-19 é aconselhável que seja separada uma lixeira exclusiva para a pessoa infectada ou com suspeita no cômodo reservado para ela. O resíduo reciclável da residência deve ser descartado junto com o lixo comum.

Use dois sacos para acondicionar o lixo (coloque o saco com o lixo dentro de outro saco limpo) e feche-os bem com um nó ou lacre. Ao destinar o resíduo, de preferência identifique o saco com o aviso: “Pode estar contaminado” para que todas pessoas envolvidas no processo de coleta, separação e destinação redobrem os cuidados.

Apenas dispor os sacos nas ruas nos dias e horários exatos em que a coleta comum passará no local (esta informação pode ser obtida no site da Urbam. Este cuidado é importante para evitar a contaminação do local e também o acesso aos animais ou pessoas.

É necessária a imediata higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% após manipular os sacos de lixo e seus recipientes. Higienizar também pontos de contatos como alças e tampas de lixeiras.

Máscaras e luvas descartáveis

Esses rejeitos devem ser manipulados com muito cuidado por seu alto potencial de contaminação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o cuidado na manipulação e descarte destes itens pode diminuir os riscos de contaminação. Luvas e máscaras descartáveis ou de tecido devem ser colocadas em sacolas plásticas bem fechadas (se possível duas) antes de serem descartadas em lixo fechado. O ideal é descartá-los no lixo do banheiro, considerado lixo comum e que, naturalmente, não atrai o interesse de catadores de materiais recicláveis.


Publicidade