Início Taubaté Zinco para o aumento da imunidade

Zinco para o aumento da imunidade

(Foto: Divulgação/PMT)
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Taubaté divulga nesta segunda-feira, dia 27 de julho, a primeira dica nutricional da semana com o objetivo de reforçar a imunidade da população.

A imunidade presente no organismo, faz com que o corpo reaja diariamente aos ataques de vírus, bactérias e demais micróbios presentes no ar. Quando ela está baixa, o organismo fica mais fragilizado, passando a adoecer com mais frequência. Essa primeira dica vai abordar os benefícios do zinco.

O zinco é um dos minerais mais importantes para o aumento da imunidade e o bom funcionamento do nosso organismo. Mesmo quando o sistema imunológico não consegue evitar que doenças, infecções e alergias ocorram, ele ajuda o organismo a combatê-las. Isso significa redução no tempo de cura e nas chances de maiores sequelas.

Além disso, o zinco atua no sistema nervoso e também tem como função auxiliar a melhora de energia, cansaço e memória, a retardar o envelhecimento, a regular a produção de proteínas e hormônios.

Outros micronutrientes como o cobre e o magnésio também são importantes para a defesa do organismo.
Encontramos esses minerais em alimentos como nozes, amêndoas, castanha-do-pará, ovo, frutos do mar, fígado, espinafre, banana.

Receitas:

Panqueca de espinafre
1 xícara de farinha de aveia
1 e 1/2 xícaras de leite ou água
2 ovos
Sal a gosto
2 xícaras de espinafre cru
Salsa a gosto
Colocar no liquidificador todos os ingredientes, se ficar muito grossa a massa coloque mais água ou leite. Unte uma frigideira com um pouquinho de óleo e frite 1 concha de massa de panqueca por vez. Depois de pronta coloque o recheio da sua preferência.

Sardinha na panela de pressão
1 kg de filé de sardinha fresca
8 tomates maduros sem pele e sem semente (picados em cubos grandes)
1 pimentão verde cortado em tiras
2 cebolas cortadas em anéis
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de azeite
Limão
Salsa picadinha
Sal
Tempere as sardinhas com limão e sal. Comece a arrumar em camadas finas na panela de pressão: tomate, cebola, alho, salsa, pimentão e sardinha, até terminar todos os ingredientes.Por último, derrame o azeite. Feche a panela e acenda o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e desligue após 10 minutos.

Confira abaixo as datas previstas para cada uma das dicas nutricionais:
Dia 27 de julho – zinco
Dia 28 de julho – vitamina C
Dia 29 de julho – prebiótico
Dia 30 de julho – ferro
Dia 31 de julho – água


Publicidade